Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“Rachadura de Halloween” no gelo da Antártida assusta cientistas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Outubro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Hannah Zanowski/Universidade de Washington
Hannah Zanowski/Universidade de Washington

O Dia das Bruxas (ou, no Brasil, o Dia do Saci) pregou uma peça assustadora nos cientistas que observam a Antártida por imagens de satélite. Uma rachadura na plataforma de gelo de Brunt está deixando um enorme iceberg quase que literalmente por um fio de se separar do continente congelado.

A “Rachadura de Halloween” ganhou esse nome pois foi descoberta em 31 de outubro de 2016. Hoje, no seu “aniversário” de seis anos, a fenda se encontra em um estado preocupante.

Continua após a publicidade

Imagens do satélite Sentinel-2, do programa Copernicus da Agência Espacial Europeia (ESA), revelam que uma faixa de 600 metros de comprimento é o que continua ligando a ponta da plataforma de gelo ao restante dela. De acordo com um comunicado da ESA, “se, ou quando, esse ponto de ruptura finalmente ceder, espera-se que um iceberg de 1.750 quilômetros quadrados se solte”. A área é um pouco maior que todo o município de São Paulo (1.521 quilômetros quadrados).

Os oficiais da ESA ainda afirmam que o iceberg à deriva não é um problema por si só, mas sim o aumento do nível dos oceanos causado pelo seu derretimento. A própria rachadura já é apontada como consequência das mudanças climáticas na Antártida, algo que tem se provado mais assustador que o Halloween.

Fonte: ESA