Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPS pode ajudar a detectar tsunamis com mais eficiência que sistemas terrestres

Por| Editado por Rafael Rigues | 06 de Maio de 2022 às 11h10

Link copiado!

ESA/P. Carril
ESA/P. Carril

As redes de GPS podem passar a ter uma nova função: detectar tsunamis a partir do espaço. Segundo um estudo liderado pela University College London (UCL), a tecnologia de navegação consegue medir as ondas destruidoras com maior precisão do que os atuais sistemas de alerta por um custo bem menor — o que ajudaria a diminuir os danos e vidas perdidas com o fenômeno.

Um tsunami nada mais é do que uma grande onda cujo corpo de água foi rapidamente deslocado por algum processo natural: terremoto, erupção vulcânica ou até mesmo deslizamentos de terra. Quando o fenômeno surge no meio do oceano, ele tem menos de 30 cm de altura.

Continua após a publicidade

No entanto, conforme a onda avança em direção às regiões costeiras a uma velocidade de até 800 km/h, ela ganha altura rapidamente antes de inundar a terra. As redes de GPS conseguem detectar o primeiro sinal de uma grande onda antes que ela se aproxime da costa.

Uma onda de 30 cm de altura é bem pequena, mas é o suficiente para gerar efeitos secundários na atmosfera. Quando ela se forma, o ar é deslocado para cima e, então, uma onda acústica viaje até a ionosfera — por volta de 300 km acima da superfície.

As ondas acústicas se amplificam à medida que viajam até a ionosfera e lá elas reduzem a densidade de elétrons presentes nela. Essa variação dos elétrons afeta os sinais de rádio enviados por satélites de GPS para as estações terrestres. O novo estudo elaborou uma maneira de detectar essa mudança.

Continua após a publicidade

Hoje, os principais sistemas de alerta de tsunami são baseados na atividade sísmica, mas eles fornecem previsões pouco precisas; indicam apenas a possibilidade de uma grande onda chegar à costa em certo tempo. Mas isso é insuficiente para evitar grandes desastres.

Serge Guillas, principal autor do estudo, citou o tsunami de Tohoku — que em 2011 atingiu o leste do Japão — sobre como um sistema de alerta melhor poderia ter salvado vidas. Para Guillas, além do baixo custo dos alertas baseados em GPS, a tecnologia também aperfeiçoará os sistemas terrestres.

Agora os pesquisadores se dedicarão a mais pesquisas para determinar com maior precisão tanto o tamanho quanto a forma dos tsunamis a partir dos sinais de rádio via GPS. “Acredito que se esta pesquisa se concretizar, certamente contribuirá para salvar vidas”, acrescentou o coautor do estudo, Ryuichi Kanai.

O estudo foi apresentado na revista Natural Hazards and Earth System Sciences.

Continua após a publicidade

Fonte: Natural Hazards and Earth System Sciences, UCL, via TechCrunch