Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais de um terço do gelo da Antártida pode derreter com o aquecimento global

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Abril de 2021 às 09h50

Link copiado!

Reprodução: Derek Oyen/Unsplash
Reprodução: Derek Oyen/Unsplash

Se o planeta Terra continuar esquentando, cerca de 34% das plataformas de gelo da Antártida podem desaparecer até o final deste século. A estimativa é o resultado de um estudo realizado pelas Universidades de Liege, na Bélgica, e Reading, na Inglaterra, e publicado na revista científica Geophysical Research Letters. 

Os cientistas afirmam que o derretimento das camadas de gelo da Antártida vem acontecendo desde o início dos anos 2000, com a perda de massa acontecendo em taxas a cada vez maiores. Atualmente, nosso planeta conta apenas com duas camadas de gelo: a da Antártida e a da Groenlândia. 

A pesquisa revela ainda que esse derretimento pode aumentar o nível do mar significativamente, e Christoph Kittel, um dos responsáveis pelo estudo, explica que isso acontece porque essas plataformas de gelo funcionam como se fossem represas, mantendo o gelo no continente. "Sem essas plataformas, grandes quantidades de gelo fluiriam diretamente para o oceano", conta.

Continua após a publicidade

Durante o verão, a neve que fica na superfície das plataformas derrete e faz com que a águe penetre pequenos espaços vazios nas camadas mais profundas da neve, congelando novamente e aumentando a resistência da plataforma. Porém, se o derretimento for muito grande, a água penetra nas camadas profundas e forma lagos na superfície. Na sequência, a infiltração aumenta o peso da água e pode rachar o gelo. Então, quando o derretimento de gelo é maior do que a neve que cai, a plataforma irá apresentar falhas. Em 2002, por exemplo, uma ruptura causou o desaparecimento da plataforma Larsen B, na Antártida, despejou cerca de 3.250 quilômetros quadrados de gelo no oceano.

O estudo foi feito com a ajuda de um Modelo Regional Atmosférico desenvolvido pelo Laboratório de Climatologia da Universidade de Liege, considerado um dos melhores do mundo para a análise dos climas polares. Foi possível, então, calcular a evolução das condições que levarão à falha da plataforma de Antártida em níveis de aquecimento de 1,5°C a 4°C, todos os cenários considerando até o fim deste século. Os pesquisadores chegaram à conclusão que, se o planeta Terra continuar aquecendo, a cada vez mais plataformas irão colapsar nos próximos anos.

Fonte: EurekAlert