Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onda de calor anormal na Antártida leva a recordes de temperaturas máximas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Março de 2022 às 09h56

Link copiado!

WeatherBell
WeatherBell

A parte oriental da Antártida experimentou uma onda anormal de calor, estabelecendo um novo recorde de temperatura máxima no continente que é frio por natureza. Segundo especialistas, as temperaturas registradas nesta última semana foram cerca de 30 °C acima da temperatura média normal.

A base de pesquisa Concordia, localizada no Domo C da Antártida, a cerca de 3 mil metros de altitude, marcou -11,5 °C na sexta-feira (18) passada, segundo o meteorologista Etienne Kapikian, da Météo-France. Os recordes de máxima foram superados em diversos pontos do continente:

Continua após a publicidade

Pode parecer bem frio para quem está longe do continente, mas a temperatura na Antártida nessa época do ano, quando o verão está se encerrando no hemisfério Sul, deveria girar em torno dos -50 °C — bem longe do zero grau.

Na estação Dumont d'Urville, foram registradas temperaturas recordes para o mês de março, como 4,9 °C — o normal seria que já estivessem abaixo de zero, pois é quando começa o outono. Os cientistas climáticos já consideram esse evento como histórico.

O meteorologista Jonathan Wille, da Université Grenoble Alpes, disse que esse é um tipo de onda de calor semelhante ao observado no noroeste do Oceano Pacífico no ano passado, algo que só poderia acontecer com a influência humana sobre o clima global.

Continua após a publicidade

Esses recordes são observados pouco depois de a National Snow and Ice Data Center (NSIDC) dos EUA divulgar que o gelo marinho da Antártida atingiu menos de 2 milhões de quilômetros quadrados no final de fevereiro — o menor índice registrado desde 1979.

Fonte: Via ScienceAlert