Publicidade

Encontrado pé de alpinista desaparecido há 100 anos no Everest

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Martin Jernberg/Unsplash
Martin Jernberg/Unsplash

Em 1924, um alpinista chamado  Andrew Comyn Irvine foi dado como desaparecido. Agora, 100 anos depois, seu pé foi encontrado durante a gravação de um documentário no Everest. Para a devida confirmação, a família forneceu uma amostra de DNA, mas é só protocolo, já que a meia tem um bordado com os dizeres "AC Irvine".

Um ponto curioso nessa história é que, além de concluir o caso do desaparecimento, ao ser encontrado, esse pé também pode resolver um mistério na própria história do montanhismo em si.

O que acontece: há a possibilidade de Andrew Comyn Irvine, juntamente com seu parceiro George Mallory, ter formado a primeira a dupla conseguir chegar ao topo do Monte Everest.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Se isso for confirmado, eles ficam com o posto, que até então pertence a Edmund Hillary e Tenzing Norgay — que chegaram ao topo apenas 29 anos depois.

A equipe do National Geographic, responsável por encontrar o pé no Everest enquanto descia a Geleira Central Rongbuk, acredita que essa descoberta poderia ser o primeiro passo para encontrar o corpo.

Justamente com esse objetivo, a equipe chegou até mesmo a vasculhar a geleira por vários dias. De acordo com a equipe, o gelo derreteu provavelmente apenas uma semana antes que o pé fosse encontrado.

Conclusão do desaparecimento e alívio para a família

Em entrevista ao veículo BBC, a família descreve a descoberta como emocionante, já que todos cresceram ouvindo histórias do alpinista.

O rapaz em questão (conhecido principalmente como Sandy Irvine) tinha apenas 22 anos no momento de seu desaparecimento. Ele foi visto pela última vez em 8 de junho de 1924. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, até então, o corpo de seu parceiro foi encontrado em 1999.

Misterioso Monte Everest

Continua após a publicidade

Há muito mistério em torno desse famoso Monte. Para se ter uma noção, existem até fósseis marinhos no topo do Everest. Além disso, o Monte Everest preserva micróbios deixados por alpinistas.

Fonte: BBC, The Guardian

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*