Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas querem transformar resíduos plásticos em combustível

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Março de 2023 às 20h18

Link copiado!

IciakPhotos/Envato
IciakPhotos/Envato

Com mais de 400 milhões de toneladas de plásticos — aproximadamente o mesmo peso de toda a humanidade — produzidas anualmente, cientistas buscam alternativas para o descarte destes resíduos. Entre elas, uma nova tecnologia em desenvolvimento pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, pode transformar os resíduos em fonte de energia.

Erwin Reisner, professor de energia e sustentabilidade na instituição britânica, afirmou em entrevista à BBC que “efetivamente, o plástico é outra forma de combustível fóssil.” Com mais de 85% desse material sendo destinado a aterros sanitários e apenas 10% sendo reciclado, bilhões de dólares investidos em plásticos acabam indo para o lixo.

Continua após a publicidade

O objetivo dos cientistas é reaproveitar o material para a fabricação de gás de síntese — em inglês, syngas. O processo desenvolvido não utiliza somente resíduos plásticos, mas também o gás carbônico, principal vilão do aquecimento global, atacando dois problemas ambientais atuais de uma única vez.

Embora já existam processos que utilizam plástico e gás carbônico na síntese de um novo produto, é a primeira vez que uma ideia une os dois. Além disso, outras iniciativas que transformam plástico em combustível — através de aditivos que o converte em matéria-prima para o Diesel, por exemplo — as abordagens são caras e pouco eficientes.

O processo desenvolvido pelos britânicos, por outro lado, ocorre pela simples exposição das substâncias à luz solar. O syngas pode ser utilizado diretamente e também como um intermediário para a síntese de outros combustíveis renováveis. Atualmente, toda a produção de syngas é feita através de combustíveis fósseis.

Continua após a publicidade

No momento, a equipe busca melhorar o desempenho de sua tecnologia a fim de torná-la comercializável. Os cientistas esperam que isso aconteça dentro dos próximos cinco anos.

Fonte: Nature Via: BBC