Cientistas descobrem como este animal consegue encolher o próprio cérebro
Por Nathan Vieira |

Existe um animal capaz de encolher o próprio cérebro: o musaranho (Sorex araneus). Em um novo estudo, cientistas dos EUA, Alemanha e Dinamarca identificaram uma série de genes responsáveis pelo mecanismo de sobrevivência em que o animal consegue perder até 25% da massa cerebral.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Cientistas controlam cérebros de animais a distância com luz infravermelha
- Magnetogenética | Ímãs no cérebro controlam mente de animais
Essa técnica incomum serve para que o musaranho consiga sobreviver ao frio. Basicamente, ele encolhe seus órgãos que consomem muita energia para conservar as poucas reservas que tem.
O mecanismo é chamado de "fenômeno de Dehnel", e pode ajudar o pequeno mamífero — que pesa de 5 a 12 gramas — a perre até 18% de seu peso conforme a temperatura cai.
Para o estudo, a equipe comparou expressões de genes nos hipotálamos (região do cérebro que desempenha um papel importante na regulação do metabolismo) do musaranho com outras espécies de mamíferos.
Como o musaranho encolhe o cérebro?
De acordo com o estudo, os genes do musaranho que mudavam de expressão com as estações incluíam vários com funções que controlavam a sinalização de cálcio na barreira entre o sistema circulatório e o cérebro.
Então são as adaptações que abrem canais para o hipotálamo que potencializam a capacidade da área de responder rapidamente às mudanças ambientais.
"Com altas taxas metabólicas e enfrentando condições severas de inverno, o musaranho desenvolveu mecanismos adaptativos e plásticos para sentir e regular seu orçamento de energia. Muitas dessas mudanças de expressão espelharam aquelas identificadas em doenças neurológicas e metabólicas humanas", diz o estudo.
Mas os pesquisadores reconhecem que essa abordagem funciona com o musaranho porque ele tem uma vida curta e morre muito jovem. Entre os humanos, mudanças semelhantes teriam um custo mortal.
As descobertas foram publicadas na revista científica eLife.
Habilidades do mundo animal
Essa capacidade de encolher o cérebro é apenas uma entre diversas habilidades excêntricas no reino animal. Alguns conseguem inflar como um balão, enquanto outros têm literalmente um brilho próprio. Isso porque não mencionamos o menor mamífero do mundo, que consome o próprio cérebro para sobreviver.
Leia também:
- Cérebro dos polvos tem semelhança surpreendente com o dos humanos
- Cérebro dos gatos encolheu em 10 mil anos por causa dos humanos
VÍDEO | Robô de um animal extinto
Fonte: EurekAlert!