Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 animais capazes de inflar como um balão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

nualaimages/envato
nualaimages/envato

Já ficou claro para a ciência que os animais podem possuir habilidades inusitadas, e uma delas é inchar o próprio corpo como um balão, de acordo com a sua vontade. Trata-se de uma característica responsável por ajudar a projetar sons, afugentar predadores ou até mesmo atrair companheiros.

Tetraz-cauda-de-faisão

Continua após a publicidade

No caso do tetraz-cauda-de-faisão, inchar o corpo é uma técnica para atrair uma parceira. A espécie é conhecida principalmente por seu ritual do acasalamento, que envolve esfregar as asas nas penas do peito e fazer um barulho de estalidos para atrair as fêmeas.

Para produzir esses estalidos, a ave conta com bolsas bem inchadas na garganta, que guardam sua capacidade vocal. À medida que as ondas sonoras escapam, ressoam contra a membrana elástica de cada bolsa que, à medida que infla, é esticada como a pele de um tambor.

Fragata-grande

Continua após a publicidade

A fragata-grande também é capaz de inchar uma bolsa em sua garganta, como artifício para garantir olhares das fêmeas. Quanto maior e mais vermelha for essa bolsa, mais chances de sucesso para conseguir uma parceira para acasalar.

Para chamar as fêmeas, o macho tamborila rapidamente o bico contra a bolsa inflada, criando um chocalho rítmico que pode viajar por longas distâncias.

Siamango

Continua após a publicidade

É difícil pensar que primatas poderiam compor essa lista, mas os siamangos contam com uma espécie de bolsa flexível logo abaixo do queixo, que pode ser inflada até um tamanho comparável à cabeça. Quando o ar expelido dos pulmões passa pela laringe, os sons ressoam dentro da bolsa como um alto-falante.

Ao inflar rapidamente suas bolsas e usar as mãos para manipular os sons vindos de sua boca, os siamangos são capazes de construir ruídos complexos. No entanto, a espécie está listada como ameaçada pois houve um declínio de mais de 50% de sua população nos últimos 40 anos devido à perda de habitat.

Foca-de-crista

Continua após a publicidade

A foca-de-crista é conhecida por sua capacidade de expandir a própria cavidade nasal até que pareça um grande balão vermelho. Ao fazer isso, a espécie atrai fêmeas e ao mesmo tempo tenta espantar a concorrência, já que quanto maior esse "balão" estiver, mais chances de conseguir uma parceira. É o modo como essas focas encontraram de expor a masculinidade, por assim dizer.

Baiacu

Quando se pensa em animais capazes de inchar como um balão, provavelmente já vêm um baiacu na mente. Esse peixe é o segundo vertebrado mais venenoso do mundo, e conta com espinhos na pele que se projetam quando inflados. Assim, inchar o próprio corpo é uma espécie de autodefesa. A depender da espécie, há toxina suficiente para matar 30 humanos adultos, e não há antídoto para esse tipo de envenenamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Focus, National Geographic