Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas demonstram mecanismo de auto-limpeza da atmosfera nos oceanos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Janeiro de 2023 às 16h42

Link copiado!

NASA
NASA

Há anos, os cientistas já sabem do papel importante do oceano na regulação do clima global e também na remoção de poluentes e gases estufa na atmosfera. Agora, pesquisadores da Universidade de Nova York encontraram um novo mecanismo de auto-limpeza da atmosfera marinha.

Usando observações aéreas e ao nível do mar, os pesquisadores investigaram a formação de ácido nitroso (HNO2) por um processo chamado “renoxificação”. Nele, aerossóis de nitratos retornam à forma de óxidos de nitrogênio e HNO2. A presença dos aerossóis na atmosfera é preocupante, pois eles são uma fonte de incerteza nas previsões climáticas, já que podem refletir ou absorver a radiação solar dependendo de sua composição química.

Continua após a publicidade

Além disso, o ácido nitroso é uma importante fonte do radical hidroxila (‧OH) na atmosfera. Esse radical atua como um agente de auto-limpeza, degradando gases poluentes e contribuintes do efeito estufa, como é o caso do metano (CH4).

As observações foram feitas na troposfera de locais remotos do oceano Atlântico. Segundo Lucy Carpenter, que lidera o estudo, elas “mostraram que a eficiência da renoxificação aumenta com a umidade relativa do ar e diminui com a concentração de nitrato.”

A reciclagem destes compostos de nitrogênio pode ter outras implicações importantes a serem estudadas pela comunidade científica. Uma delas é o efeito sobre outros oxidantes atmosféricos como o ozônio no nível da troposfera. Fora da camada que protege a Terra da radiação UV proveniente do Sol, o gás é considerado um poluente e tem uma altíssima contribuição para o efeito estufa.

Fonte: Space Daily