Novo tipo de substância é descoberto na atmosfera. Será que pode nos fazer mal?

Por| Editado por Rafael Rigues | 01 de Junho de 2022 às 09h45

Hermann Schmider/Pixabay

Uma nova classe de compostos químicos foi descoberta na atmosfera de nosso planeta. Os trióxidos (ou hidrotrióxidos) são formados por três átomos de oxigênio ligados uns aos outros, tornando a molécula ainda mais reativa que os já conhecidos peróxidos, também encontrados na atmosfera. Será que há algum perigo desse composto nos causar algum mal?

Os cientistas já conheciam o peróxido de hidrogênio, que possui dois átomos de oxigênio ligados um ao outro. Eles são altamente reativos e muitas vezes inflamáveis ​​e explosivos, mas também muito versáteis para as aplicações que podemos empregar — desde produtos para clarear dentes até combustível de foguete.

Peróxidos também são encontrados na atmosfera, e por isso os pesquisadores imaginavam se trióxidos, compostos por um átomo de oxigênio a mais, também existem. Eles nunca puderam comprovar a existência desse composto hipotético — até agora.

Pela primeira vez, essa classe de molécula super-reativa foi descoberta em condições atmosféricas. Os responsáveis pelo estudo que comprovou a existência dos trióxidos foram os pesquisadores da Universidade de Copenhague, com a colaboração internacional de outros cientistas. Eles mostraram que o composto é formado durante a decomposição de várias substâncias na atmosfera, tais como o isopreno e dimetil sulfeto.

Os hidrotrióxidos são formados em uma reação entre dois tipos de radicais, em um processo que deve ocorrer com quase todos os compostos químicos na atmosfera. Além disso, eles são surpreendentemente estáveis e podem durar de minutos a algumas horas. Por isso, conseguem reagir com muitos outros compostos atmosféricos.

Extremamente oxidantes, os hidrotrióxidos devem afetar tanto a saúde humana quanto o clima global. Mas calma, não se trata de nenhuma novidade que surgiu agora para nos ameaçar! Na verdade, os trióxidos provavelmente sempre estiveram por aí, só não sabíamos disso antes.

Dito isto, uma das prováveis consequências da presença dos trióxidos na atmosfera é a interação com os aerossóis. Os cientistas cogitam que os trióxidos penetram nas minúsculas partículas transportadas pelo ar, formando novos compostos, com novos efeitos. Caso inaladas, essas substâncias podem potencialmente causar doenças respiratórias e cardiovasculares.

Além das doenças, a interação pode ser prejudicial para o clima terrestre. "Como a luz solar é refletida e absorvida por aerossóis, isso afeta o equilíbrio térmico da Terra — ou seja, a proporção de luz solar que a Terra absorve e envia de volta ao espaço”, disse a coautora do estudo Eva R. Kjærgaard. “Quando os aerossóis absorvem substâncias, eles crescem e contribuem para a formação de nuvens, afetando o clima também".

Contudo, ainda é preciso mais estudo sobre os hidrotrióxidos para compreender com maior clareza o papel da nova substância na atmosfera e em seres humanos. Como dito antes, não significa que teremos novos problemas, pois o composto já está por aí há muito tempo. Por outro lado, compreendê-lo pode levar a ciência a soluções para problemas que combatemos tanto na medicina quanto nas mudanças climáticas.

Fonte: University of Copenhagen