Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Máquina que transforma esgoto em água potável está em testes na África

Por| 12 de Agosto de 2015 às 10h24

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Em janeiro deste ano, Bill Gates apareceu em um vídeo bebendo um copo de água que, cinco minutos antes, era completamente inadequada para o consumo humano. O líquido contaminado com dejetos humanos foi transformado em água potável graças a um tratamento sanitário de baixo custo que acabou de chegar à África em caráter de teste.

A máquina "milagrosa", chamada OmniProcessor, foi desenhada pela Janicki Bioenergy e contou com recursos da Fundação Bill & Melinda Gates para sua construção. Com o objetivo principal de prevenir doenças causadas pelo consumo de água contaminada em países de baixa renda, o tratamento foi testado com sucesso em terreno norte-americano e agora poderá levar água limpa para milhares de habitantes do continente africano.

Cena do vídeo que mostra o fundador da Microsoft bebendo água limpa extraída do esgoto (Reprodução: YouTube/The Gates Notes)

Continua após a publicidade

O equipamento aquece o excremento da água a uma temperatura de 1.000ºC para extrair o líquido, que é submetido a tratamentos especiais antes de se tornar potável. Enquanto isso, os dejetos desidratados podem produzir calor suficiente para gerar energia elétrica ao passarem por um processo de combustão. De acordo com a fundação de Gates, o OmniProcessor pode processar dejetos de até 100 mil pessoas e produzir cerca de 85 mil litros de água potável por dia, além de gerar 250 kW de eletricidade.

Instalação da OmniProcessor (Reprodução: TheGatesNotes)

Em seu blog, o empresário e filantropo contou que "é preciso encontrar o pessoal adequado para operar a máquina, sendo necessário trabalhar com governos locais e nacionais para atingir o público". Na mesma publicação, Bill antecipou que "a próxima versão da máquina queimará a maior parte dos resíduos humanos e terá uma manutenção mais fácil" em relação a primeira construção do aparelho nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Atualmente, pelo menos 2 bilhões de pessoas ainda vivem em condições sanitárias inadequadas, situação que causa cerca de 700 mil mortes infantis por ano em todo o mundo. Somente na cidade de Dakar, no Senegal, 1,2 milhão de pessoas não contam com esgoto tratado e a sujeira a céu aberto acaba sendo removida pelos próprios moradores, que usam baldes para realizar a limpeza manualmente. O projeto da OmniProcessor traz esperança a este e outros locais com condições similares, sendo uma potencial solução para a subdesenvolvida questão sanitária em países mais pobres.

Quer saber mais? Confira o vídeo em que Bill Gates traz informações fresquinhas sobre o OmniProcessor e sua instalação no continente africano:

Fonte: The Gates Notes