Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 cidades localizadas em falhas geológicas no Brasil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Janeiro de 2023 às 23h00

Link copiado!

Imagem: John Wiley/Wikimedia Commons
Imagem: John Wiley/Wikimedia Commons

Afinal, tem terremotos no Brasil? Aprendemos que nosso país está localizado no centro de uma placa tectônica, garantindo que o Brasil esteja livre de grandes tremores, mas não é raro ouvir relatos destes eventos em diversas cidades do território nacional.

Pequenos abalos podem, sim, ocorrer por aqui. Isso se deve ao fato de que na crosta terrestre existem as chamadas falhas geológicas. Estas falhas são fraturas em blocos de rochas causadas por compressão ou extensão devido à atividade tectônica.

Estes blocos podem se movimentar causando tremores de maior ou menor intensidade, a depender da falha. No Brasil, nenhuma das falhas apresenta o potencial de gerar um grande terremoto. Apesar disso várias delas são classificadas como falhas ativas – elas se movimentaram nos últimos 1,6 milhão de anos, durante o período geológico conhecido como Quaternário.

Continua após a publicidade

Falhas geológicas no Brasil

Um levantamento feito pela UFMG em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) aponta um número de 48 falhas geológicas ativas no território brasileiro. E destacamos 5 cidades localizadas em algumas destas falhas em diferentes regiões do país:

  • Cruzeiro do Sul (AC)
  • Sete Lagoas (MG)
  • Curitiba (PR)
  • Miranda (MS)
  • João Câmara (RN)
Continua após a publicidade

Para cada uma delas, selecionamos todos os eventos sísmicos significativos registrados pelo Centro de Sismologia da USP em um raio de 200 km no intervalo de 2013 a 2023.

1. Cruzeiro do Sul - AC

O primeiro nome da lista é de um dos municípios mais a oeste de todo o território brasileiro: Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. Pela sua localidade a cidade acaba sentindo os efeitos de terremotos mais fortes na região dos Andes. A grande distância, porém, faz com que a intensidade percebida pela população seja menor do que em cidades do Peru ou Chile.

Continua após a publicidade

O município está próximo a Falha Batã-Cruzeiro. De acordo com os dados do Centro de Sismologia da USP, entre os 116 terremotos registrados nos últimos 10 anos, o maior chegou a 6,2 graus.

2. Sete Lagoas - MG

Minas Gerais é um dos estados com maior número de eventos sísmicos no Brasil, especialmente em seus municípios ao norte. Sete Lagoas está no centro do estado, mas sua posição geográfica entre duas falhas ativas – a Falha da Estrela e a Falha Cardeal Mota – faz dos tremores de terra um acontecimento relativamente comum por lá.

Continua após a publicidade

Apesar de ter o maior número de ocorrências em nossa lista, 200 no total, nem todos os terremotos são sentidos pela população. Somente um passou dos 3 graus de magnitude, em 2016.

3. Curitiba - PR

Outras capitais brasileiras estão próximas a falhas geológicas, mas Curitiba é a única que aparece diretamente em cima de uma no levantamento de falhas quaternárias. A Zona de Cisalhamento de Cubatão cruza a cidade e se estende até o município que leva o mesmo nome no litoral paulista.

Continua após a publicidade

São 157 tremores registrados na região nos últimos 10 anos. Bem como no restante do país, eles não costumam passar dos 3 graus de magnitude – o mais intenso, em 2013, chegou a 3,7 graus.

4. Miranda - MS

O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui menos falhas geológicas no levantamento da UFMG e do USGS. A única que aparece no estado do Mato Grosso do Sul é a Falha de Coxim, que passa pelo município de Miranda.

Continua após a publicidade

A quantidade de tremores registrados também é a menor em nossa lista: apenas 20 constam no catálogo de sismos da USP.

5. João Câmara - RN

O nordeste brasileiro é a região do país com maior número das falhas mapeadas, sendo que somente o Rio Grande do Norte já abriga quatro delas, inclusive a maior de todas no território nacional. A Falha de Samambaia se estende por 38 quilômetros, cruzando municípios como João Câmara.

Continua após a publicidade

São 157 tremores registrados na região nos últimos 10 anos. Bem como no restante do país, eles não costumam passar dos 3 graus de magnitude – o mais intenso, em 2013, chegou a 3,7 graus.

Mapa das falhas geológicas do Brasil

As 48 principais falhas geológicas ativas no Brasil podem ser vistas no mapa disponibilizado pelo USGS.