Como usar etiquetas para organizar arquivos e pastas no Finder (Mac)

Como usar etiquetas para organizar arquivos e pastas no Finder (Mac)

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 19 de Abril de 2021 às 15h30
Foto: astrakanimages (Envato Elements)

Se você usa Mac e gosta de se organizar, mas não conhece as etiquetas do Finder do Mac, não sabe o que está perdendo. Com este recurso do macOS, você pode distribuir etiquetas coloridas para seus arquivos e pastas, e determinar um significado pessoal para cada cor - como post-its em um caderno.

A cor vermelha, por exemplo, pode ser atribuída a documentos importantes que você precisa analisar, enquanto a cor amarela pode ser atribuída a arquivos que necessitam da sua atenção, e já a cor verde pode ser atribuída a pastas com trabalhos concluídos. Além dessas três cores, a função traz também as cores laranja, azul, roxo e cinza.

O recurso ainda com o atalho na Barra Lateral do Finder, que ajuda a realizar buscas instantâneas pelo seu Mac e apresenta na tela todos os arquivos com etiqueta da cor ou das cores selecionadas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Descubra como organizar arquivos e pastas do Finder do seu Mac com o uso de etiquetas:

Passo 1: antes de qualquer coisa, vamos ativar as etiquetas do Finder, caso estejam desativadas na sua máquina. Caso já estejam ativas, pule para o passo 4.

Para ativá-las, com o Finder aberto, vá até a barra de menus e clique em "Finder", no topo esquerdo da tela. Na janela de opções que vai se abrir, clique em "Preferências..."

Vá em Finder > Preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na segunda aba das preferências, "Etiquetas", ative todas as cores de etiquetas que deseja usar no Finder. Caso não queira alguma, você pode desmarcar ou clicar no "-" para removê-la das opções disponíveis. Caso queira adicionar uma outra cor de volta à sua lista de opções, clique no "+". Ou então, você pode também arrastar as cores para a área no extremo inferior da janela para adicioná-las ao menu do Finder.

Ative as cores de etiquetas que deseja usar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: na terceira aba das preferências, "Barra Lateral", ative a última opção da tela, "Etiquetas Recentes".

Ative as Etiquetas Recentes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: com as etiquetas ativas no Finder do seu Mac, selecione uma pasta ou arquivo que deseja etiquetar. Clique com o botão direito para abrir a janela de opções, você vai encontrar a opção no meio da janela. Selecione uma cor para adicionar à pasta ou arquivo selecionado.

Adicione uma etiqueta à sua pasta ou arquivo selecionado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Você pode inserir quantas cores de etiquetas quiser, mas tome cuidado para não se perder em sua organização.

Adicione quantas cores de etiquetas quiser. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Quaisquer pastas ou arquivos de todo o seu Mac podem ser etiquetados, o que inclui também os arquivos da sua Mesa (Desktop) - o esquema é o mesmo: clique com o botão direito e selecione uma ou mais cores de etiqueta para a pasta ou arquivo.

Quaisquer arquivos ou pastas do seu Mac podem ser etiquetados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: para localizar os seus arquivos etiquetados facilmente, utilize o atalho da Barra Lateral do Finder. Ao selecionar uma ou mais cores, os arquivos correspondentes àquela cor ou cores vão aparecer na tela para você.

Utilize o atalho na Barra Lateral para buscas rápidas. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: para remover uma etiqueta, basta clicar com o botão direito na pasta ou arquivo e selecionar a mesma cor de sua etiqueta. Ao invés de "Adicionar", você vai notar que está escrito "Remover". Clique para remover a etiqueta da cor correspondente.

Remova a etiqueta da sua pasta ou arquivo selecionado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)aption

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.