Como mudar o plano de fundo do Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 19 de Março de 2021 às 11h10
Foto: Patrick Ward (Unsplash)

O plano de fundo do computador é algo muito pessoal - pode ser uma paisagem, uma cor sólida, uma foto tirada de alguma viagem, uma selfie, uma imagem própria do sistema, dentre muitas opções.

No Mac, desde o macOS 10.14 Mojave, é possível que o plano de fundo seja dinâmico e "escureça" para um tema escuro conforme a noite caia. Este recurso se aprofundou ainda mais com o macOS 15 Big Sur, que adicionou alterações da imagem de fundo para diferentes momentos do dia como o amanhecer, a manhã, o pôr do sol e o crepúsculo, além do dia e da noite. Para essas imagens, o plano de fundo automaticamente amanhece e anoitece conforme o horário do dia.

Naturalmente se tratam de planos de fundo do sistema, porém o Mac também pode ser customizado com uma imagem de sua preferência. Aprenda no tutorial abaixo:

Passo 1: na mesa, acione o botão direito do mouse ou do trackpad - ou então clique com os dois dedos, conforme o comando configurado na sua máquina - para abrir a janela de opções da mesa. Selecione "Alterar Fundo da Mesa…".

Clique com o botão direito ou os dois dedos para abrir a janela de opções da mesa. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: uma janela vai se abrir. Caso a sua imagem atual seja uma do sistema, abrirá na pasta Apple, onde você tem as opções de Imagens da Mesa ou Cores. Em "Imagens da Mesa", você encontra diversas opções diferentes - incluindo imagens dinâmicas, dependendo do sistema do seu Mac.

Os planos de fundo do sistema possuem recursos mais aprimorados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: ao selecionar uma imagem do sistema, você pode optar por deixá-la dinâmica - ou seja, vai anoitecer e amanhecer conforme o horário - ou mantê-la estática, com o tema claro ou escuro.

Selecione se prefere deixar o modo dinâmico ou estático - claro ou escuro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: caso opte pelo tema escuro, é importante ressaltar que apenas o plano de fundo será definido como tema escuro - e não o sistema do Mac. Para isso, é preciso alterar outras configurações.

Apenas o seu plano de fundo estará como modo escuro - e não o sistema do Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: caso prefira uma cor sólida, você pode entrar na pasta Cores, onde vai encontrar cores prontas do sistema para serem usadas - ou poderá também personalizar com a cor que queira.

Além das diversas cores sólidas disponíveis, você pode clicar para personalizar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: na barra lateral esquerda, você pode ir também na sua pasta de Imagens do Mac. Essas imagens próprias podem ser definidas para preencher a tela, ajustar à tela, centralizar, dentre outras opções. Caso queira procurar alguma foto que esteja em outra pasta, vá até o "+" no canto esquerdo de baixo da janela e procure pela pasta desejada.

Imagens próprias podem ser configuradas da maneira que faça mais sentido na tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: tanto na pasta de Imagens do Mac como em novas pastas adicionas pelo "+", é possível configurar para que as imagens mudem automaticamente de tempos em tempos, ao iniciar uma nova sessão ou despertar do repouso - além de poder optar por uma ordem aleatória.

A alteração do plano de fundo pode ser programada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: o ajuste de "Ordem aleatória" vai fazer com que todas as imagens de dentro da pasta selecionada troquem conforme a condição determinada na opção acima.

A alteração do plano de fundo pode ser ajustada para o modo aleatório na pasta selecionada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.