Como definir a data e hora no seu Mac

Como definir a data e hora no seu Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 11 de Abril de 2021 às 13h00
Foto: Rutger Heijmerikx (Unsplash)

Seja para trabalhar com um fuso horário diferente - como para empresas ou clientes estrangeiros que exigem um horário diferente de escala - ou simplesmente por preciosismo - como adiantar de 10 a 15 minutos para se programar e se antecipar para suas atividades -, é importante saber como definir a data e hora do seu Mac de maneira manual.

Por padrão, o sistema do macOS vem com a configuração automática de data e horário baseados no fuso horário da localização atual do seu dispositivo. Confira como alterar de forma manual e definir data e hora no seu Mac:

Passo 1: entre nas Preferências do Sistema do seu Mac e procure pelas opções de "Data e Hora".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vá em Preferências do Sistema > Data e Hora. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: antes de qualquer coisa, verifique se o cadeado das Preferências do Sistema está ativado. Caso esteja, é preciso desbloqueá-lo antes de poder efetuar qualquer alteração nos ajustes da sua máquina.

Desative o cadeado para poder fazer ajustes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: com o cadeado desbloqueado, para poder definir a data e o horário como você quer, desative a opção de "Ajustar data e hora automaticamente".

Desative a opção de ajuste automático. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: agora vá para a outra aba, "Fuso Horário".

Vá para a outra aba de ajustes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: desative também a opção de "Definir fuso horário automaticamente utilizando a localização atual", pois esta função poderia redefinir a data e hora que você configurasse baseado na geolocalização do seu dispositivo.

Desative a opção do fuso horário automático. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso prefira, você pode alterar o fuso horário para outro - isso pode ser útil ao trabalhar com empresas ou clientes de outros países, continentes e hemisférios. Para fazer isso, basta alterar o campo de "Cidade Mais Próxima", mantendo o ajuste automático desativado.

Passo 6: volte para a aba anterior, "Data e Hora", e defina como preferir. Ao final, clique em "Salvar", ou então em "Reverter" para retornar a configuração de como estava antes.

Defina data e hora como quiser e salve suas alterações. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.