Como tirar print de tela no Mac

Como tirar print de tela no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 24 de Abril de 2021 às 15h00
Foto: Raphael Nogueira (Unsplash)

Não, não há um botão de Printscreen no teclado do Mac. Porém, há algo melhor: uma ferramenta nativa do sistema macOS que permite capturas de tela instantâneas através de atalhos - e funciona mesmo sem abrir o app.

Mesmo usuários de Mac de longa data podem acabar não conhecendo esta ferramenta, uma vez que ela fica "escondida" dentro da pasta de "Outros" - junto a diversos apps nativos da Apple - na lista de aplicativos do Finder ou no Launchpad do Mac.

Outro motivo da ferramenta Captura de Tela talvez não ser tão conhecida é que é possível utilizá-la sem ao menos abri-la, pois seus atalhos - alguns deles muito populares entre os usuários de Mac, como os itens 1 e 2 que vamos ver a seguir - já resolvem a necessidade em grande partes das vezes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira a lista completa e aprenda todas as formas de tirar print no seu Mac:

1ª Forma: para tirar um print da sua tela inteira, aperte simultaneamente as teclas: ⌘ Command + ⇧ Shift + 3. A imagem aparecerá na sua Mesa (Desktop) no formato PNG.

2ª Forma: para selecionar uma determinada área da tela da qual você deseja tirar o print, aperte simultaneamente as teclas ⌘ Command + ⇧ Shift + 4. A imagem aparecerá na sua Mesa no formato PNG.

Aperte ⌘ Command + ⇧ Shift + 4 para selecionar uma determinada área da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

3ª Forma: já o atalho ⌘ Command + ⇧ Shift + 5 te dá muito mais opções. Isso porque este é o atalho para a ferramenta Captura de Tela, nativa do macOS.

Aperte ⌘ Command + ⇧ Shift + 5 para abrir mais opções. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Selecionando "Opções", você pode alterar o local onde a captura de tela vai ser salva e ativar um timer de até 10 segundos para que o print seja tirado.

Clique em Opções para usar o Timer ou trocar o local onde o print deve ser salvo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso você queira um print perfeito da janela de um aplicativo, selecione a segunda opção, "Capturar Janela Selecionada".

Clique para capturar a janela selecionada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

A imagem vai aparecer no local que você selecionou - que, como padrão, é a Mesa, como nas outras formas de tirar print - no formato PNG.

A ferramenta vai tirar um print perfeito da janela selecionada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso prefira, você pode abrir o seu Launchpad e entrar na pasta de Outros para localizar o aplicativo de Captura de Tela para arrastá-lo ao seu dock ou reorganizá-lo dentro do seu Launchpad.

Encontre o aplicativo nativo de captura de tela do macOS. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

4ª Forma: caso você tenha um MacBook com a Touch Bar, você pode também tirar print do conteúdo atual da sua Touch Bar. Para fazer isso, aperte as teclas: ⌘ Command + ⇧ Shift + 6.

Aperte ⌘ Command + ⇧ Shift + 6 para tirar um print do Touch Bar. Foto: Sumudu Mohottige (Unsplash)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.