Como configurar gestos de navegação no trackpad do MacBook

Como configurar gestos de navegação no trackpad do MacBook

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 05 de Junho de 2021 às 21h00
Foto: Sergey Zolkin (Unsplash)

A incrível precisão e a alta sensibilidade são dois grandes trunfos do trackpad do MacBook, que permite com seus usuários não necessitem de um mouse para o manuseio da máquina na grande maioria da execução de trabalhos e tarefas.

Mas, além disso, existem funções secretas do macOS - muita delas já configuradas e ativadas -, para que você trabalhe com ainda mais praticidade utilizando o trackpad: são os gestos personalizados.

Funções lógicas como juntar os dedos para abrir o Launchpad, passar dois dedos da esquerda para a direita - como se estivesse virando a página de um livro - para voltar à tela anterior, ou espalhar os dedos pelo trackpad - como se estivesse "limpando" os aplicativos abertos na tela - para poder visualizar os arquivos da Mesa (Desktop) do seu MacBook. Estes são apenas alguns exemplos - existem mais de dez gestos e comandos, muitos dos quais você pode personalizar com quantos dedos prefere ativar a ação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Descubra como configurar e personalizar gestos para usar no trackpad do seu MacBook:

Passo 1: abra as Preferências do Sistema do seu Mac, e entre em "Trackpad".

Vá em Preferências do Sistema > Trackpad. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na primeira aba, "Cursor e Clique", você já encontra algumas opções de gestos para ativar ou desativar na sua máquina.

Ative ou desative ações com gestos no trackpad. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: além de ativar ou desativar, alguns gestos permitem personalização, como quantos dedos utilizar para cada ação. Os gestos que tiverem opções de personalização terão uma setinha indicada.

Personalize os gestos que tiverem uma setinha indicada. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: ainda na mesma tela, mais para baixo, você também encontra uma barra de ajuste referente à velocidade de rastreamento do seu cursor. Faça testes, coloque em um modo mais devagar, depois em um mais acelerado, compare ambos, e defina a velocidade ideal para você mexer no cursor do seu Mac.

Ajuste a velocidade de rastreamento do cursor conforme a sua preferência. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: na segunda aba, "Rolagem e Zoom", você encontra outros gestos para ativar ou desativar na sua máquina.

Confira os gestos da segunda aba, Rolagem e Zoom. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: na terceira aba, "Mais Gestos", há vários gestos com opções para serem personalizadas referentes ao número de dedos que você prefere utilizar para cada ação.

Confira os gestos da terceira aba, Mais Gestos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.