Como alterar o local onde as capturas de tela são salvas no Mac

Como alterar o local onde as capturas de tela são salvas no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 26 de Maio de 2021 às 16h50
Foto: Fabian Irsara (Unsplash)

O recurso de fazer capturas de tela do macOS possui uma peculiaridade: como padrão, as imagens são sempre salvas na Mesa (Desktop) da máquina. Porém, isto pode não ser o ideal para todo mundo, pois a Mesa varia muito conforme a organização, os trabalhos e o costume de cada usuário de Mac.

Poucos sabem, mas é possível mudar isso. A ferramenta de Captura de Tela do Mac, nativa do macOS, traz uma série de funcionalidades que podem ser reajustadas em relação aos prints tirados na máquina, e uma delas é justamente em relação ao local onde eles são automaticamente salvos. Ao alterar isto, as capturas de telas feitas pelos atalhos do teclado vão ser enviados para a nova pasta definida.

Descubra como alterar o local onde as capturas de tela do seu Mac são salvas de forma automática:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 1: pressione as teclas ⌘ Command + ⇧ Shift + 5 para abrir a ferramenta de Captura de Tela do Mac.

Abra a ferramenta de Captura do Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: no menu da ferramenta, clique em "Opções". Na primeira seção da janela que vai se abrir, você encontrará sugestões de pastas e locais, incluindo a Mesa, que deve ser o seu local atual, por se tratar do local padrão do macOS. Caso você queira utilizar uma pasta específica para isso, que não esteja aparecendo dentre as sugestões, clique em "Outra Localização".

Clique em Opções. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: uma nova janela vai se abrir para que você procure a pasta que deseja utilizar como local onde as capturas de tela do seu Mac serão automaticamente salvas. Caso prefira, você pode criar uma nova pasta justamente para este propósito. Após definir a pasta, clique em "Escolher".

Procure e selecione a pasta que quer utilizar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.