Como colocar a lixeira do Mac nos favoritos do Finder

Como colocar a lixeira do Mac nos favoritos do Finder

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 19 de Maio de 2021 às 13h20
Foto: Garakta-Studio (Envato Elements)

A barra lateral do Finder do Mac pode agregar uma série de atalhos úteis para facilitar a sua vida, como a pasta de Aplicativos, Downloads, Documentos, a própria Mesa (Desktop), e outras específicas que você precise de prontidão para acessar na sua rotina.

Pensando além dessas pastas, ela também agrega atalhos à aplicativos de serviços de armazenamento, como Google Drive, Dropbox e o iCloud Drive, este último da própria Apple. Em meio a tantos utilitários na barra lateral do Finder, tem mais um item que pode ser adicionado para te trazer ainda mais praticidade no dia a dia: a lixeira do macOS. Apesar de não ser um processo tão simples como é para os outros, também não chega a ser complexo.

Confira como colocar a lixeira do Mac nos itens favoritos do Finder (barra lateral):

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 1: antes de qualquer coisa, vamos confirmar que a pasta principal de acesso de usuário está ativada para aparecer na barra lateral do Finder do seu Mac. Caso já esteja, pule para o Passo 3.

Caso não esteja, abra as Preferências do Finder, clicando em Finder > Preferências no menu do topo esquerdo da sua tela.

Vá em Finder > Preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na aba de "Barra Lateral", localize a pasta de acesso de usuário do seu Mac - o ícone dela é uma casa - e selecione para que ela apareça na barra lateral do Finder.

Selecione a pasta de acesso de usuário na barra lateral do seu Finder. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: acesse a pasta de acesso de usuário e aperte simultaneamente: ⇧ Shift + ⌘ Command + ponto final (é a mesma tecla do símbolo ">" no teclado do Mac).

Entre na pasta de acesso de usuário. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: dentre as pastas e arquivos ocultos do sistema do seu Mac que vão aparecer de forma "transparente" na tela com uma certa opacidade nos ícones, localize a pasta da lixeira, nomeada aqui de "Lixo".

Localize a pasta oculta da lixeira do Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: arraste a pasta "Lixo" em direção à barra lateral do Finder.

Arraste a pasta para a barra lateral do Finder. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: quando aparecer a linha azul de reordenação dos itens da barra lateral do Finder, solte o clique.

Coloque a pasta da lixeira na barra lateral do Finder. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: e pronto, agora você tem um atalho da lixeira do Mac nos itens favoritos do Finder. Não se esqueça de apertar ⇧ Shift + ⌘ Command + ponto final novamente para ocultar de volta as pastas e arquivos do sistema do seu Mac.

Agora, sua barra lateral tem um atalho para a pasta da lixeira do Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.