Como recuperar fotos apagadas do iPhone

Por Lucas Wetten | 18 de Março de 2021 às 16h40
Foto: Jack Price-Burns (Unsplash)

A saga de recuperar fotos apagadas do celular é um debate antigo da tecnologia - e com o iPhone, não é diferente. Em 2015, com o lançamento do iOS 9, a Apple lançou um recurso muito útil: a pasta de "Apagados" nos álbuns do app "Fotos" - uma espécie de lixeira, para onde os itens recentemente apagados vão.

Nesta pasta, todas as mídias têm 30 dias para serem recuperadas, ou então são apagadas de forma permanente e automática. Essas mídias incluem tudo o que o Fotos armazena: fotos, vídeos e capturas de tela.

Caso as mídias sejam apagadas desta pasta também, existem formas alternativas de tentar a recuperação, como através de backups do iCloud - ou de apps como Google Drive e Dropbox - ou então utilizando aplicativos terceiros, que prometem recuperar a partir de métodos não comprovados. Importante: muito cuidado com apps terceiros, pois não há garantia de que eles vão funcionar sem danificar e/ou coletar dados do seu aparelho, ou da sua conta.

Para saber como recuperar fotos apagadas do iPhone através da pasta de itens apagados e como habilitar o backup do Fotos no seu iCloud, acompanhe o passo a passo abaixo:

Passo 1: entre no aplicativo "Fotos" do seu iPhone.

Entre no app "Fotos". Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: role a tela para baixo até o final para encontrar a pasta "Apagados" na seção de "Mais Itens".

Localize a pasta de itens apagados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: nesta pasta, estarão todas as mídias apagadas - fotos, vídeos e capturas de tela. Em cada mídia, estará sinalizado quanto tempo falta até que ela seja apagada permanentemente, contando a partir de 30 dias. Para selecionar quais itens deseja recuperar, suba até o topo e clique em "Selecionar".

Selecione quais itens deseja recuperar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: caso prefira também, você pode descer a tela toda para baixo e clicar para recuperar tudo de uma vez - ou então apagar tudo definitivamente, o que ajuda a limpar o armazenamento do seu celular, pois essas fotos apagadas ainda contam para isso.

Você pode também selecionar para apagar tudo ou recuperar tudo de uma vez. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Habilitando o Fotos no iCloud

Passo 1: para que você possa recuperar fotos também do seu backup do iCloud, é preciso garantir que ele está habilitado. No seu iPhone, vá em "Ajustes" e clique no seu nome do ID Apple, logo no topo da tela.

Entre em Ajustes > ID Apple. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: no seu ID Apple, entre no seu iCloud.

Entre no seu iCloud. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: no seu iCloud, entre em "Fotos".

Vá em Fotos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: nos detalhes de Fotos, ative "Fotos do iCloud" - duas opções aparecerão logo abaixo.

Ative o Fotos do iCloud. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: a primeira opção é para caso você tenha pouco espaço disponível de armazenamento no seu iPhone. Neste caso, a imagem original será compactada, enquanto a cópia do backup do iCloud estará salva em alta resolução.

Na primeira opção, a imagem original será compactada, enquanto a cópia do backup do iCloud estará salva em alta resolução. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: ao optar pela segunda opção, ambas as versões - tanto a foto original do seu iPhone como a cópia do backup do iCloud - estarão salvas na resolução original.

Na segunda opção, ambas as versões estarão salvas na resolução original. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

É importante ressaltar que o recurso Fotos do iCloud funciona como um backup contínuo e pode ser acessado de qualquer dispositivo - mesmo PCs ou aparelhos Android - para resgatar as mídias salvas. Contanto que o Fotos esteja ativado no seu iCloud, basta logar na sua conta ID Apple e entrar em Fotos para encontrar as mídias sincronizadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.