Publicidade

Android 12 vai ganhar a própria lixeira de arquivos excluídos, sugere código

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 12h45

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

O Android 12 pode ganhar um dos recursos mais famosos (e antigos) do Windows: uma lixeira de arquivos deletados. Escondido dentro do código das versões para desenvolvedores, o recurso adota uma abordagem diferente da do sistema operacional da Microsoft, remanejando arquivos através de extensões e dependente da adoção voluntária de apps de terceiros.

A seção seria adicionada de forma mais “íntima” ao sistema, guardando itens descartados pelo menos por um curto período. Segundo o site XDA, a novidade estaria bem escondida dentro do código do sistema e a única coisa que apresenta até agora é uma janela especial que pergunta se o usuário deseja se livrar permanentemente dos arquivos da lixeira, mas até mesmo o texto não funciona corretamente.

Continua após a publicidade

A parte confusa, segundo o pessoal da XDA, é a finalidade da seção: não há certeza se será possível restaurar arquivos da lixeira e qual tipo de conteúdo é resguardado. Até o momento, a adição parece apenas identificar os arquivos remanejados com a extensão de exclusão (um “ponto” após o nome), somar o espaço tomado no aparelho e permitir a limpeza rápida, mas pouco difere do método convencional.

O comportamento sugere que a lixeira será uma nova opção para o gerenciamento de arquivos e será de livre adoção por parte dos desenvolvedores. Apps Android precisariam retrabalhar seu método de exclusão de arquivos para se adaptarem à lixeira do Android 12 e elaborarem meios para restauração, tudo isso de forma voluntária.

Apagou uma foto a partir de um editor com formato exclusivo ou decidiu excluir documentos do Word no celular? Todos vão para a lixeira e poderiam ser restaurados somente se o desenvolvedor tiver implementado essa função. Para o Google, a ampla introdução da ferramenta em aplicativos como o Files ou Fotos seria simples, mas a fragmentação do ecossistema de apps da Play Store dificultaria a adesão.

Logicamente, isso leva tempo e exige esforços do Google e dos desenvolvedores. Além disso, fabricantes concorrentes com suas distribuições modificadas do Android podem não dar importância à lixeira, o que também pode dificultar a popularização do recurso. Dito isto, o recurso pode também não chegar à versão final do SO.

Continua após a publicidade

Felizmente, as dúvidas logo devem ser sanadas pelo Google. No dia 18 de maio, a companhia realiza o Google I/O 2021, em que deve apresentar as principais novidades do Android 12 e para onde a versão Beta caminhará até o lançamento. Agora, restam aguardar maiores notícias — e a dica que reina é continuar ligado no Canaltech.

Fonte: XDA Developers, The Verge