Como assistir vídeos do YouTube em miniatura no Safari do Mac

Como assistir vídeos do YouTube em miniatura no Safari do Mac

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 07 de Julho de 2021 às 11h50
Imagem: zvolia/Envato Elements

Popular streaming de vídeos e músicas na internet, o YouTube conta com diversos recursos para facilitar a reprodução do seu conteúdo nos mais diversos dispositivos. Entre eles, o "Picture-In-Picture" (ou PIP) permite ao usuário assistir vídeos facilmente em qualquer aplicativo a partir de uma janela flutuante na tela e está disponível para Mac.

Assistir vídeos em "Picture-In-Picture" modifica a experiência de assistir vídeos pelo YouTube. Ao clicar no recurso, o player aparecerá flutuando em um dos cantos da tela no formato miniatura. Você poderá realizar outras tarefas no seu Mac e continuar assistindo a uma reprodução de conteúdo, sem precisar ficar alternando abas ou janelas do navegador.

Este recurso está disponível para os principais navegadores disponíveis para macOS, como o Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge. Abaixo, elaboramos um tutorial para você assistir vídeos em miniatura pelo "Picture-in-Picture" no Mac.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assistindo vídeos do YouTube em miniatura no Mac

Passo 1: abra um navegador no Mac e acesso o site do YouTube.

Abra a página do YouTube em seu navegador no macOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: escolha um vídeo para reproduzir e dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer área do player. Depois, selecione a opção "Entrar em PIP".

Dê um duplo clique com o botão direito do mouse para aparecer a opção do "Picture-In-Picture" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: ajuste o player em miniatura flutuando na tela. Você pode colocar em qualquer um dos cantos superiores e inferiores, além de acionar o botão pausar/reproduzir e de retornar à tela do navegador.

Ajuste o player em miniatura na tela do Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Este caminho funciona apenas para os vídeos reproduzidos no YouTube. Caso você queria estender o "Picture-In-Picture" a outros sites que reproduzem conteúdo em streaming, pode testar a extensão "PiPifier" para o Safari, disponível gratuitamente na App Store do Mac. Vale lembrar que ele pode não funcionar em alguns sites como Netflix e apresentar instabilidade.

Apesar da incompatibilidade com alguns streamings populares, vale a pena testá-lo no Safari. Para isso, siga os passos abaixo:

Ativando a extensão "PiPifier" no Mac

Passo 1: baixe a extensão "PiPifier" na App Store.

Baixe a extensão "PiPifier" para o Safari na App Store - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: abra o Safari e, na barra de menu, vá em "Safari" > "Preferências...".

Abra as preferências do Safari para ativar a extensão - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: no menu "Extensões", clique a caixa de seleção correspondente ao "PiPifizer" para ativá-lo e confirme a ação.

Confirme a ativação da extensão no Safari - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: toda vez que o ícone da extensão estiver azul, poderá clicá-lo para ativar o modo miniatura no Mac.

Toque no ícone da extensão sempre quando estiver em azul para ativar a miniatura em vídeo no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Agora você poderá aproveitar seus vídeos sem interromper as suas atividades no Mac.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.