Como personalizar os ícones da barra de menus do Mac

Como personalizar os ícones da barra de menus do Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 30 de Junho de 2021 às 22h40
Foto: James McKinven (Unsplash)

O macOS 11.0 Big Sur apresentou uma série de novidades agradáveis à barra de menus do macOS, como, por exemplo, a Central de Controle, antes presente apenas nos dispositivos iOS e iPadOS.

Contudo, mesmo antes do lançamento do macOS Big Sur, a barra de menus do Mac já trazia muitas informações relevantes para o dia a dia, desde dados básicos - como data, horário e nível de carga da bateria, caso se trate de um MacBook - até recursos muito úteis, como o controle de volume, as conexões Wi-Fi e Bluetooth, além de atalhos significativos, como do Spotlight e da Siri.

Ícones da barra de menus do Mac. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Tudo isso, no entanto, é totalmente personalizável: você pode não só remover itens que não fazem sentido para a sua rotina de uso - e adicionar outros no lugar -, como também alterar a ordem dos ícones de recursos na barra de menus, arrastando-os de um lado para o outro, conforme fique melhor para você.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No tutorial abaixo, aprenda a organizar e personalizar os ícones dos recursos da barra de menus do seu Mac:

Passo 1: abra as Preferências do Sistema do seu Mac e entre em "Dock e Barra de Menus".

Vá em Preferências do Sistema > Dock e Barra de Menus. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na barra lateral, vá descendo item por item da seção "Central de Controle" - este são os recursos que já estão presentes invariavelmente na Central de Controle do seu Mac. Caso você veja necessidade de também adicionar um acesso rápido para algum deles na barra de menus, basta ativar, de maneira individual, na tela de cada um.

Ative os ícones dos recursos que desejar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: já os ícones dos recursos que você não vê necessidade de ter um acesso rápido na barra de menus - visto que estes itens já estão presentes na Central de Controle do seu Mac -, desative-os.

Desative os ícones dos recursos que não quiser. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: você vai notar que os ícones de alguns recursos podem ser selecionados para aparecer somente quando estiverem ativos. É o caso do Modo Não Perturbe, do Espelhamento de Tela, da Reprodução de Som, entre outros - ative-os ou não, conforme você avalia a necessidade de cada recurso.

Gerencie os ícones dos recursos que aparecem apenas quando estão ativos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: ao descer mais a barra lateral, você vai encontrar o bloco de "Outros Módulos" - aqui você encontra recursos extras para adicionar à barra de menus do seu Mac, caso você veja necessidade para tal - ou então, apenas adicioná-los à Central de Controle do seu Mac.

Ative os ícones dos recursos de Outros Módulos que desejar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: com a barra de menus do seu Mac definida, vamos ver como organizá-los. Para trocar um ícone de lugar, basta clicar nele com a tecla ⌘ Command acionada e arrastá-lo para algum dos lados, sem soltar o clique na tecla.

Arraste os ícones para organizá-los pela barra de menus. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: e pronto, solte a tecla ⌘ Command para situar o ícone em sua nova posição.

Organize os ícones de todos os recursos da barra de menus. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.