Como alterar o programa padrão para abrir um arquivo no Mac

Como alterar o programa padrão para abrir um arquivo no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 17 de Junho de 2021 às 16h50
Foto: Eugene Chystiakov (Unsplash)

Semelhante ao Windows, o sistema macOS também possui programas e aplicativos definidos como padrão para determinados tipos de arquivos, como o Pages para documentos do Microsoft Word (".doc" e .docx"), o Keynote para apresentações do Microsoft PowerPoint (".ppt", ".pps", "pptx", dentre outros), o app nativo Pré-Visualização do Mac para formatos gerais de imagens, e assim por diante.

Entretanto, é comum que tenhamos o costume de utilizar outros programas e aplicativos além dos pré-definidos pelo sistema para trabalhar em diferentes formatos no Mac. Para isso, é possível alterar o programa definido como padrão abrir determinados tipos de arquivo, ganhando assim muito mais praticidade e agilidade no uso de sua máquina no dia a dia.

Isto porque, desta forma, a próxima vez em que você precisar abrir um documento naquele formato, já vai estar configurado para que o Mac abra este mesmo aplicativo ao invés do padrão original pré-definido no macOS.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Entenda como alterar o programa ou aplicativo padrão para abrir um arquivo no seu Mac:

Passo 1: clique com o botão direito no arquivo cujo formato você deseja alterar o programa padrão que o abre. Na janela de opções que vai se abrir, selecione Abrir Com > Outro.

Clicando com o botão direito, vá em Abrir Com > Outro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: uma janela vai se abrir na pasta de aplicativos. Selecione qual o programa que você deseja utilizar abrir o arquivo em questão e, antes de clicar para abrir, marque a opção "Sempre Abrir Com este App".

Ative a opção Sempre Abrir Com este App. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: caso o programa que você deseja utilizar não esteja aparecendo como disponível na lista é por conta da opção de "Aplicativos Recomendados", que vem ativada como padrão, e isto significa que o macOS não o reconheceu como uma possível alternativa para abrir seu arquivo. Clique nesta opção.

Clique em Aplicativos Recomendados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: selecione a opção "Todos os Aplicativos". Com isso, qualquer um dos aplicativos do seu Mac poderá ser escolhido - isto não quer dizer, no entanto, que todos possam realmente abrir seu arquivo.

Selecione a opção Todos os Aplicativos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: ao selecionar um novo programa da lista que deseja utilizar para abrir seu arquivo, você vai descobrir se ele pode de fato abrir seu arquivo ou não pela mensagem que vai aparecer logo abaixo da opção de "Sempre Abrir Com este App". Caso o programa escolhido funcione para isso, agora sim, clique em "Abrir".

Caso o app selecionado funcione para isso, clique para abrir seu arquivo com ele. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.