Como ativar ou desativar os itens recentes do Finder no Mac

Como ativar ou desativar os itens recentes do Finder no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 27 de Maio de 2021 às 12h00
Foto: Bench Accounting (Unsplash)

O macOS possui na barra lateral do Finder um conhecido recurso controverso, o de Itens Recentes, que divide opiniões entre seus usuários. Por um lado, é um ótimo atalho para arquivos e documentos que você mexeu em um período recente - sejam horas, dias ou semanas. Por outro lado, o recurso também traz arquivos que estão na lixeira ou que já foram até mesmo apagados da sua máquina.

Pessoas que trabalham com muitos arquivos simultaneamente - imagens, apresentações, documentos, arquivos em PDF, artes, planilhas, e mais - podem se beneficiar deste recurso para localizar e abrir de forma rápida e prática o que precisarem.

Entretanto, a questão de buscar até mesmo na lixeira do Mac pode fazer com que, em um momento de pressa ou urgência, arquivos desatualizados sejam acessados de forma equivocada, ocasionando assim uma eventual dor de cabeça ao usuário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira abaixo como ativar ou desativar os Itens Recentes na barra lateral do Finder do seu Mac:

Passo 1: abra as Preferências do Finder, clicando em Finder > Preferências no menu do topo esquerdo da sua tela.

Vá em Finder > Preferências. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na aba de "Barra Lateral", localize "Recentes" logo no topo da lista de opções. Caso queira removê-lo dos favoritos do Finder, deixe o campo desmarcado. Caso contrário, selecione para que ele apareça na barra lateral do Finder do seu Mac.

Marque ou desmarque a opção de Itens Recentes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: caso tenha o ativado, abra o Finder e você verá os seus Itens Recentes na barra lateral. Se preferir, reordena-o para outra posição dentre seus itens favoritados. Caso tenha o desativado, você não encontrará mais o seu atalho na barra lateral do Finder.

Caso tenha o ativado, abra o Finder para encontrar os Itens Recentes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Uma maneira mais simples para remover os Itens Recentes dos favoritos do Finder do seu Mac, é clicando com o botão direito em cima de "Recentes" e depois em "Remover da Barra Lateral" na janela de opções que vai se abrir.

Clique com o botão direito para remover os Itens Recentes da barra lateral do Finder. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.