Publicidade

Como ativar ou desativar os itens recentes do Finder no Mac

Por| Editado por Bruno Salutes | 27 de Maio de 2021 às 12h00

Link copiado!

Foto: Bench Accounting (Unsplash)
Foto: Bench Accounting (Unsplash)

O macOS possui na barra lateral do Finder um conhecido recurso controverso, o de Itens Recentes, que divide opiniões entre seus usuários. Por um lado, é um ótimo atalho para arquivos e documentos que você mexeu em um período recente - sejam horas, dias ou semanas. Por outro lado, o recurso também traz arquivos que estão na lixeira ou que já foram até mesmo apagados da sua máquina.

Pessoas que trabalham com muitos arquivos simultaneamente - imagens, apresentações, documentos, arquivos em PDF, artes, planilhas, e mais - podem se beneficiar deste recurso para localizar e abrir de forma rápida e prática o que precisarem.

Entretanto, a questão de buscar até mesmo na lixeira do Mac pode fazer com que, em um momento de pressa ou urgência, arquivos desatualizados sejam acessados de forma equivocada, ocasionando assim uma eventual dor de cabeça ao usuário.

Continua após a publicidade

Confira abaixo como ativar ou desativar os Itens Recentes na barra lateral do Finder do seu Mac:

Passo 1: abra as Preferências do Finder, clicando em Finder > Preferências no menu do topo esquerdo da sua tela.

Passo 2: na aba de "Barra Lateral", localize "Recentes" logo no topo da lista de opções. Caso queira removê-lo dos favoritos do Finder, deixe o campo desmarcado. Caso contrário, selecione para que ele apareça na barra lateral do Finder do seu Mac.

Continua após a publicidade

Passo 3: caso tenha o ativado, abra o Finder e você verá os seus Itens Recentes na barra lateral. Se preferir, reordena-o para outra posição dentre seus itens favoritados. Caso tenha o desativado, você não encontrará mais o seu atalho na barra lateral do Finder.

Uma maneira mais simples para remover os Itens Recentes dos favoritos do Finder do seu Mac, é clicando com o botão direito em cima de "Recentes" e depois em "Remover da Barra Lateral" na janela de opções que vai se abrir.

Continua após a publicidade