Como alterar e personalizar ícones do Mac

Como alterar e personalizar ícones do Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 02 de Junho de 2021 às 17h30
Foto: Rubén Menárguez (Unsplash)

Quem se lembra de quando os ícones do macOS eram quadrados, alguns até com contornos arredondados, mas outros com a borda reta e pontiaguda? Os aplicativos do Mac acabavam, muitas vezes, não seguindo um mesmo padrão, pois programas de terceiros tinham seus próprios ícones e pareciam não fazer questão de se encaixar nos padrões estéticos de ícones da Apple.

O lançamento do macOS 11 Big Sur trouxe uma vasta lista de novidades interessantes para a coleção de Macs da Apple, e uma delas foi justamente a possibilidade de substituir o ícone dos aplicativos - ou mesmo de pastas específicas do Finder -, por outro, sejam estilos diferentes de ícones baixados da internet ou imagens próprias.

Este recurso disponibiliza uma liberdade enorme para o usuário, pois ele pode padronizar os apps e pastas da sua máquina da maneira que quiser. O único ponto de observação é que, ao atualizar certos apps, pode ser que o ícone original seja automaticamente restaurado após a atualização ser finalizada. Desta forma, pode ser necessário refazer o processo de personalização ao atualizar determinados aplicativos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Descubra como personalizar ícones de pastas e aplicativos do seu Mac:

Passo 1: procure a imagem que deseja utilizar como ícone de alguma pasta ou para substituir o ícone atual de algum app do seu Mac. Caso você já saiba qual imagem deseja usar e já a possua, pule para o Passo 3. Para este tutorial, vamos seguir com o site macOS Icons, onde você pode buscar por diferentes estilos de ícone dentre uma infinidade de programas e aplicativos.

Use o campo de busca do site. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: ao encontrar algum ícone que te interesse, clique para baixá-lo.

Clique em uma imagem que te interesse para baixá-la. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: abra a imagem que deseja utilizar como novo ícone de alguma pasta ou aplicativo do seu Mac.

Abra a imagem que deseja utilizar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: com a imagem aberta no Pré-Visualização do Mac, aperte simultaneamente as teclas ⌘ Command + A para selecionar a imagem.

Selecione a imagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: com a imagem selecionada, copie-a, apertando simultaneamente as teclas ⌘ Command + C ou indo na barra de menus e selecionando Editar > Copiar.

Clique para copiar a seleção da imagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: localize no Finder a pasta ou aplicativo que deseja alterar o ícone, selecione-a e aperte simultaneamente as teclas ⌘ Command + I para abrir a janela de informações.

Abra a janela de informações da pasta ou app que deseja alterar o ícone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: na janela de informações que vai se abrir, clique e selecione o ícone do aplicativo ou da pasta, no topo da janela.

Selecione o ícone da pasta ou aplicativo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: agora, aperte simultaneamente as teclas ⌘ Command + V para colar a sua imagem.

Com o ícone selecionado, cole a imagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: você vai ver que o ícone da pasta ou do aplicativo foi atualizado para a sua imagem. Caso você utilize o aplicativo no Dock, será preciso removê-lo e adicioná-lo novamente ao Dock para que ele apareça com o ícone atualizado.

A sua pasta ou aplicativo terá o ícone atualizado com a nova imagem. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.