12 coisas que você pode fazer com a Touch Bar do MacBook

12 coisas que você pode fazer com a Touch Bar do MacBook

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Novembro de 2021 às 21h00
Foto: Sumudu Mohottige

A Touch Bar do MacBook, disponível nos modelos Pro lançados entre 2016 e 2020, e posteriormente descontinuada nos modelos Pro de 2021, possui uma infinidade de maneiras de uso, uma vez que ela se adapta ao aplicativo aberto e ativo na tela no momento, alterando de forma automática os comandos disponíveis na barra e trazendo muito mais agilidade e praticidade para o usuário do macOS.

Caso o seu MacBook Pro possua uma Touch Bar, ou você tenha interesse em adquirir algum dos modelos de notebook da Apple com este recurso extraordinário, desbrave a nossa super lista de dicas abaixo para descobrir segredos e novas utilidades da barra.

12 dicas para experimentar na Touch Bar do seu MacBook Pro

Abas e Favoritos do Safari

O Safari, navegador padrão do Mac, possui uma compatibilidade incrível com a Touch Bar: todas as suas abas abertas, que podem ser facilmente alternadas com um toque na barra, links de sites favoritados para rápido acesso, e ações básicas de navegação, como voltar, avançar e pesquisar. Isto sem mencionar ainda o controle de reprodução, que vamos ver mais para frente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Funcionalidades do navegador Safari na Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Atalhos do Google Chrome

Prefere utilizar o Google Chrome no seu MacBook? Não se preocupe, a Touch Bar também oferece atalhos interessantes para o navegador do Google. Além de comandos similares ao Safari, como voltar, avançar e abrir uma nova aba, você possui uma aba de pesquisa rápida no Google, basta clicar nela e digitar o que deseja pesquisar no maior buscador da internet.

Recursos do navegador Google Chrome na Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Atalhos do Finder

Mais praticidade significa menos cliques: ao explorar pastas, arquivos e itens gerais do Finder do seu Mac, você pode clicar no ícone de compartilhamento para enviar o arquivo selecionado via iMessage, AirDrop, anexá-lo ao app Notas, salvá-lo no app Fotos, dentre outras opções.

Funções de compartilhamento de arquivos pelo Finder na Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Brilho da tela

Atenção para este truque: para aumentar ou diminuir do brilho da tela, não é necessário clicar no ícone de brilho da tela e depois regular através da barra de intensidade: você pode fazer tudo com um só clique. Toque no ícone do brilho de tela da Touch Bar e imediatamente já arraste o seu dedo para o lado direito para aumentar o brilho, ou no sentido esquerdo para diminuí-lo. Prático, não?

Controle o brilho da tela do seu MacBook pela Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Uso de emojis

Ao utilizar o WhatsApp do macOS, você possui um atalho rápido para seus emojis mais utilizados. Esta lista, proveniente do app da sua própria conta, é automaticamente atualizada conforme você utiliza novos emojis no WhatsApp do seu aparelho celular.

A Touch Bar traz a lista atualizada dos emojis mais utilizados em seu aparelho celular (Lucas Wetten/Canaltech)

Já em outros aplicativos de escrita, textos e comunicação em geral, você encontra o ícone de emoji na Touch Bar. Ao tocá-lo, você pode arrastar pela barra para explorar todas as opções possíveis de emojis existentes atualmente.

Apps de escrita, textos e comunicação trazem um atalho para buscar e inserir qualquer emoji existente (Lucas Wetten/Canaltech)

Sugestões de palavras

Nestes mesmos aplicativos, mais voltados para construções de texto, um ícone de teclado é disponibilizado para ativar o recurso de sugestão de palavras, baseado no seu texto atual. Ao tocar no ícone de teclado, três alternativas de palavras vão aparecer para você clicar, muito similar à sugestão de textos do iPhone.

Sugestões de palavras em aplicativos voltados para a construção de textos (Lucas Wetten/Canaltech)

Controle de volume

Assim como o brilho da tela, você também só precisa de um toque na Touch Bar para regular a barra de controle de volume do som: toque no ícone de controle de volume e imediatamente já arraste o seu dedo para o lado direito para aumentá-lo, ou no sentido esquerdo para diminuí-lo. Além disso, a Touch Bar também disponibiliza o ícone de mudo, para cessar totalmente o som do seu MacBook de forma rápida e instantânea.

Controle o volume do som do seu MacBook pela Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Controle de reprodução

Ao abrir aplicativos de reprodução de músicas e podcasts, como Apple Music e Spotify, é possível controlar a reprodução atual através da Touch Bar. Você pode arrastar o seu dedo pela barra para puxar o marcador de minuto da música e pular para outra parte da música. Para complementar, também há comandos básicos para avançar para outra faixa, voltar para a anterior, e pausar/reproduzir.

Controle a reprodução de músicas e podcasts do seu MacBook pela Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

O mesmo ocorre ao assistir vídeos do YouTube no Safari ou no Google Chrome: é possível arrastar para frente na reprodução do vídeo que você estiver assistindo, adiantando e pulando para uma parte mais para frente, ou então arrastar para trás, retornando a uma parte que já passou.

Controle a reprodução de vídeos do YouTube no Safari do seu MacBook pela Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Atalhos do Notas

Para quem utiliza o aplicativo Notas do MacBook, a Touch Bar traz muitas de suas funções para tornar mais prático e rápido o seu uso durante a escrita de suas anotações, como abrir uma nova nota, criação de checklists, edição de fontes, formatação do texto, personalização do estilo de escrita e inserção de emojis.

Recursos do app Notas na Touch Bar (Lucas Wetten/Canaltech)

Tirar print da Touch Bar

Deseja tirar um print da sua Touch Bar? É muito simples: aperte as teclas ⌘ Command + ⇧ Shift + 6 e pronto, uma captura de tela da Touch Bar do seu MacBook vai ser salva.

Faça capturas de tela da Touch Bar do seu MacBook (Lucas Wetten/Canaltech)

Desbloquear e pagar pelo Apple Pay no Touch ID

Como uma dica extra, apesar de não se tratar de fato de um recurso da Touch Bar, e sim uma tecla física extra no teclado, você pode configurar suas impressões digitais no Touch ID.

Através da tecla à direita da Touch Bar, é possível autorizar transações pelo Apple Pay e efetuar compras pela App Store, iTunes Store ou Apple Books, permitir alterações das Preferências do Sistema da sua máquina, desbloqueá-la sem precisar digitar a senha de acesso, dentre outras formas de uso.

Nota: quando solicitado, não é necessário apertar a tecla, basta encostar a sua digital para utilizar o Touch ID.

Utilize a tecla do Touch ID para desbloquear o seu MacBook e pagar pelo Apple Pay (Lucas Wetten/Canaltech)

Touch Bar Piano

Para finalizar, uma dica para quem gosta de música: o aplicativo Touch Bar Piano — que pode ser baixado de forma gratuita através do site da desenvolvedora do app — transforma a Touch Bar do seu MacBook em um verdadeiro piano. Baixe e divirta-se!

Divirta-se tocando na Touch Bar do seu MacBook transformada em piano (Lucas Wetten/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.