O Problema dos 3 Corpos | Qual é a história do livro adaptado pela Netflix?
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
Primeiro livro asiático a ganhar o Hugo Awards (o “Oscar” das obras de fantasia e ficção-científica), O Problema dos 3 Corpos está às vésperas de ganhar uma adaptação pela Netflix. O título escrito por Liu Cixin, que teve alcance mundial e foi responsável por popularizar o campo literário do país em todo o mundo, vai virar uma série a princípio de oito episódios e muitos desdobramentos para retratar.
- 10 séries que chegam à Netflix em 2024
- 10 séries incríveis de ficção científica para assistir na Netflix
Lançado em 2008 e primeira parcela de uma trilogia que conta ainda com os títulos A Floresta Proibida e O Fim da Morte, O Problema dos 3 Corpos é uma obra de ficção-científica densa, que envolve conceitos como os da física quântica, mecânica e ciência da computação.
Toda essa complexidade, no entanto, é diluída em uma história empolgante e com ótimos personagens, que explora questões filosóficas como o da vida extraterrestre de uma maneira muito mais racional do que costumamos ver em filmes e séries.
Esse estilo de narrativa e os temas discutidos na obra, inclusive, fizeram com que ela fosse muito comparada aos livros de Arthur C. Clarke, um mestre do sci-fi, e despertasse a curiosidade do público “hardcore” de ficção-científica, mas também de uma audiência encantada pela dimensão de sua trama.
A decisão de Ye Wenjie
Inicialmente ambientado no final dos anos 1960, durante a Revolução Cultural Chinesa (movimento sociopolítico liderado por Mao Tsé-Tung, que tentou eliminar influências capitalistas na China), o filme segue os passo de Ye Wenjie, uma jovem astrofísica, filha de um professor de física bastante respeitado, que vê seu pai ser espancado até a morte devido as suas “ideias reacionárias”.
Considerada uma traidora, a jovem passa então por um calvário, começando por um período de trabalho forçado em um grupo de construção na Mongólia e, mais tarde, como prisioneira em uma cadeia.
Todo esse caminho, no entanto, faz com que Ye Wenjie acabe indo parar na Base Costa Vermelha, um projeto misterioso do governo chinês que utiliza ondas de rádio de alta potência para propósitos desconhecidos.
Ye, que foi escolhida para trabalhar no local devido ao seu conhecimento e experiência, só aos poucos descobre o verdadeiro objetivo da iniciativa. E, empenhada na missão a que foi atribuída, acaba tomando uma decisão que irá repercutir no tempo e espaço, mudando para sempre o destino da humanidade.
O conflito de Wang Miao
Mais de quarenta anos depois, Wang Miao, um acadêmico do ramo da nanotecnologia, é “convidado” para um encontro com vários oficias importantes da China.
Durante a reunião, ele é informado que, nos últimos dois meses, vários cientistas renomados do país se suicidaram após demonstrarem um comportamento atípico, com um deles deixando um aviso de que “a Física nunca existiu e nem jamais existirá”. Um mistério que chama atenção das autoridades e faz com que eles peçam ajuda de Miao para a investigação.
A princípio a contragosto, especialmente pela presença do canastrão (mas inteligente) detetive Shi Qiang, Wang Miao se envolve com a situação, de maneira que ele mesmo passa a ser atormentado por estranhas visões.
Perseguido por uma contagem regressiva que quase o leva a loucura, o professor passa a se envolver cada vez mais com o mistério, descobrindo uma alteração na radiação cósmica de fundo em micro-ondas e um jogo de realidade virtual com respostas multissensoriais bastante misterioso.
Chamado Três Corpos, o jogo o leva para um mundo muito diferente do nosso, em que o percurso do Sol e dos deslocamentos planetários são completamente desprovidos de qualquer padrão.
Como é possível notar, a trama de O Problema dos 3 Corpos traz uma trama bastante complexa e cheia de camadas e conceitos que não são tão simples assim, embora funcionem muito bem dentro dessa ambientação de ficção-científica mais cabeçuda. E, por trabalhar tão bem todos esses elementos misturando o mistério com os conceitos científicos e até filosóficos, o livro se tornou um clássico moderno — ao mesmo tempo em que apresenta um enorme desafio para a Netflix na hora de levar essa história para as telas.
Netflix deve mudar obra original
Programada para chegar à Netflix em 21 de março, a adaptação de O Problema dos 3 Corpos já teve um teaser e um trailer divulgados e parece diferir bastante da obra original, com personagens como o do próprio Wang Miao não aparecendo na história.
Apesar disso, a série de TV é bastante aguardada pelos fãs da série de livros, especialmente curiosos para ver como o streaming irá explicar ou modificar alguns dos conceitos da obra para uma linguagem menos teórica e mais fácil de ser comunicada ao público.
Feita pelos mesmos criadores de Game of Thrones, David Benioff e D. B. Weiss, além do escritor e produtor Alexander Woo, a produção é estrelada por Benedict Wong (Doutor Estranho), Eiza González (Em Ritmo de Fuga), John Bradley (Game of Thrones) e Rosalind Chao (Desafiando o Destino).
Uma das principais apostas da empresa para 2024, O Problema dos 3 Corpos chega à Netflix com uma primeira temporada de oito episódios com média de 1h de duração cada.