Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WayDroid promete fazer apps de Android rodarem sem engasgos dispositivos Linux

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Julho de 2021 às 12h05

Link copiado!

Kham Tran/Visualhunt
Kham Tran/Visualhunt

Quando alguém instala uma distribuição alternativa do Linux no celular, passa a ter a capacidade de rodar tanto programas do PC quanto softwares para Android — mas há um porém: são poucos os apps mobile otimizados para rodar em distros do pinguim. Por isso, usuários tendem a apelar para soluções de terceiros para executar softwares.

Uma alternativa interessante em desenvolvimento neste momento é o WayDroid. Essa solução coloca o sistemas baseados no Android em um contêiner para rodar aplicações destinadas ao sistema do robozinho em basicamente qualquer distribuição Linux focada em dispositivos móveis.

Continua após a publicidade

Contudo, o WayDroid brilha ao utilizar o mesmo kernel que o sistema operacional do celular (o Linux) e isso permite que os aplicativos do Android interajam diretamente com o hardware durante a execução. Naturalmente, quanto menos agentes intermediários ou processamento via software, melhor o desempenho do aplicativo (em troca de maior demanda de recursos).

O WayDroid é compatível com sistemas equipados com a plataforma Halium 9, como Ubuntu Touch ou Droidian, contudo também pode rodar em dispositivos com SOs construídos diretamente sobre um kernel Linux, como o Manjaro, do PinePhone, e o PureOS, do Librem 5. Ainda assim, ele não é compatível com absolutamente todas as distros Linux para mobile que existem por aí.

WayDroid também roda no PC

Outro benefício introduzido pela construção do WayDroid é a sua capacidade de rodar no desktop. Por ser compatível com distros mobile de Linux, essa mesma capacidade também pode ser refletida para sistemas instalados em PCs.

Continua após a publicidade

De certa forma, isso dá ao usuário de sistemas Linux uma capacidade semelhante à do Windows 11. Aplicativos para Android podem rodar de forma simplificada, sem precisar de máquinas virtuais — uma alternativa bem mais amigável para o usuário, já que não precisa alocar recursos nem lidar com a virtualização de um sistema.

Ainda em desenvolvimento

Segundo publicações de um dos desenvolvedores feita no Twitter, um dos objetivos do WayDroid é deixar a experiência o mais imperceptível possível. Futuramente, o software deve conseguir eliminar a interface Android da equação e permitir que apps rodem como se fossem programas nativos em qualquer distribuição de Linux.

Um problema que existe no WayDroid atualmente, por exemplo, é a falta de uma camada de emulação. Esse modelo sofre com as limitações de cada arquitetura de CPUs — dispositivos convencionais rodam apenas códigos em x86, enquanto aparelhos com ARM são capazes de rodar apenas ARM. Felizmente, os desenvolvedores da plataforma estão cientes deste problema e esperam implementar uma solução no futuro, aproveitando componentes introduzidos no subsistema Android para Windows 11.

Continua após a publicidade

Antes que você vá correndo buscar o WayDroid, vale o aviso: o programa ainda está em desenvolvimento, então bugs e problemas devem acontecer com frequência. Para se ter uma ideia, até sua instalação é consideravelmente complicada neste momento.

Você pode encontrar o WayDroid a partir de um repositório de código do GitHub. Lá, ele ainda é identificado como anbox-halium, um antigo apelido utilizado para simbolizar sua finalidade (sem qualquer relação com o Anbox original). Se achar o projeto importante, considere contribuir com a campanha de financiamento coletivo dos desenvolvedores.

Fonte: Linux Smartphones