Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubuntu apresenta sua nova logo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2022 às 14h33

Link copiado!

Reprodução/OMG! Ubuntu!
Reprodução/OMG! Ubuntu!

A Canonical decidiu reformular a identidade visual do Ubuntu com uma nova aparência mais moderna. Após quase 12 anos desde a última mudança, a organização trocou a logomarca e a fonte usada na identificação do popular sistema Linux. O novo logotipo do Ubuntu foi desenhado pelo mesmo profissional que cuidou da renovação de 2010, o designer Marcus Hallam.

A alteração não é tão radical, portanto os mais conservadores devem ficar satisfeitos com a aparência. A tradicional combinação de cores laranja e branco permanece, mas há uma alteração no fundo. A forma redonda que ficava em volta do Circle of Friends (CoF) sai de cena para dar lugar a um retângulo.

Continua após a publicidade

Já o CoF foi o que mais mudou: ele está com um raio maior e menos "apertado". A logo anterior representava três pessoas de mãos dadas em uma ciranda. O conceito permanece intocado, mas a forma que representava a cabeça dos indivíduos foi movida para "dentro da ciranda" — como se antes eles estivessem com a cabeça jogada para trás e agora decidiram alinhá-la ao círculo.

Na visualização completa, é possível notar uma mudança da posição do logotipo da direita (final da palavra) para a esquerda, logo no começo. Essa inversão dá mais ênfase à imagem do CoF e deixa a logo mais equilibrada entre texto e imagem.

A alteração dá um sentido de mais unidade à nova logo do Ubuntu, pois simula como se os braços dos participantes fosse um só. Em vez de serem apenas desenvolvedores que atuam cada qual no seu espaço, o design traz uma mensagem de que não há diferenças entre o círculo de amigos.

Continua após a publicidade

Uma evolução no layout do Ubuntu

A tipologia foi mudada para adotar contornos mais finos, embora a fonte siga inalterada. Sai de cena a fonte impactante para entrar no seu lugar um modelo mais elegante — aliás, a letra u minúscula foi trocada pelo caractere maiúsculo. Como o círculo já adota linhas grossas, o texto cria um contraste interessante para valorizar o conjunto.

Sob os aspectos técnicos, a versão atualizada é mais objetiva, simplificada e moderna. Não é uma baita revolução, porém adiciona pitadas generosas de evolução visual para dar um ar atual no design.

Continua após a publicidade

Já havia alguns rumores de que uma nova logomarca do Ubuntu estava a caminho, mas nada de concreto havia sido divulgado até então. Essa renovação é algo natural das marcas, mas é ainda mais importante no setor de tecnologia, no qual a inovação é necessária para se manter relevante. Como o Ubuntu evoluiu bastante nos últimos 10 anos, inclusive para se tornar mais amigável aos novatos, é natural que sua identidade visual siga o mesmo rumo.

Fonte: Canonical