Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubuntu 22.04 será otimizado para rodar no Raspberry Pi mais simples

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Janeiro de 2022 às 08h52

Link copiado!

Raspberry Foundation
Raspberry Foundation

Os Raspberry Pi, versáteis computadores de placa única baseados em Linux, estão prestes a se tornarem mais poderosos graças ao próximo lançamento do Ubuntu 22.04 LTS. É que o popular sistema operacional para desktops planeja trazer ajustes para melhorar o desempenho nestes computadores, segundo a Canonical.

Atualmente, a recomendação dos desenvolvedores do Ubuntu é que o usuário opte por modelos com 4 GB ou 8 GB de RAM para ter a certeza que tudo funcionará adequadamente. Agora, essa barreira de entrada deve ser removida para que o sistema rode em modelos mais modestos, como o Raspberry Pi 4 de 2 GB.

Continua após a publicidade

Isso será possível graças a uma mudança no kernel do Linux para o zswap, uma novidade que compacta blocos de memória em vez de depender totalmente de um arquivo de troca. Nestes casos, o conteúdo da RAM é movido para dentro e para fora de uma área de troca no armazenamento interno.

Consequências da mudança no Raspberry Pi 4

Com a novidade, serão reduzidas a quantidade de operações de E/S que podem ocorrer, algo fundamental para os Raspberrys que usam cartões SD simples como unidade principal. A compactação de memória também aumenta o uso da CPU, por isso o Ubuntu só levará essa novidade em placas mais modernas, afinal as antigas não teriam processamento suficiente para aguentar a mudança.

A Canonical deve ainda aumentar quantos objetos podem ser compactados, a partir de um alocador chamado z3fold, que usará um algoritmo de compactação diferente do original (lz4). Essa mudança combinada com o zswap deve otimizar e muito o funcionamento do Ubuntu Desktop nos pequenos PCs.

Continua após a publicidade

O Ubuntu 22.04 tem lançamento previsto para abril de 2022, e essas alterações serão habilitadas por padrão em todos os dispositivos Raspberry Pi 4. Quem já tem um dispositivo com configurações acima dos requisitos mínimos pode baixar o sistema 20.04 LTS e experimentar uma das distros mais populares do Linux.

Fonte: Ubuntu