Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubuntu 24.04 LTS é liberado; veja as principais novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2024 às 12h28

Link copiado!

Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech
Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech

A Canonical começou a distribuir, nesta quinta-feira (25), o Ubuntu 24.04 LTS. Além do suporte de longo prazo, capaz de garantir até 12 anos de atualizações, a nova geração sai da caixa com a interface GNOME 46, que oferece acesso ao OneDrive, e a versão 6.8 do kernel Linux. A seguir, conheça as principais novidades da última edição da distribuição.

Suporte ao OneDrive

A atualização segue o protocolo de liberar novas versões do Ubuntu a cada seis meses, sempre em abril e outubro. Dessa vez, a edição 24.04 se destaca pela presença do novo GNOME 46, que aproximou o universo do Microsoft 365 ao Linux. 

Continua após a publicidade

Com a nova versão, você consegue conectar a sua conta da Microsoft para acessar suas pastas e arquivos do OneDrive pelo próprio explorador de arquivos nativo do GNOME (Nautilus). A integração é similar ao plug-in do Google Drive e deve ser ativada na seção “Contas on-line” das configurações do sistema operacional.

Cabe ressaltar que tanto a Microsoft quanto o Google não oferecem apps oficiais para sincronizar arquivos e pastas com os seus serviços de armazenamento na nuvem. A exceção se encontra apenas no Dropbox, que já atende as distribuições Linux há muitos anos.

GNOME 46

O GNOME 46 elenca outras melhorias, como a busca global no explorador de arquivos. O status para transferir ou mover pastas e ficheiros também saiu do círculo no canto superior esquerdo da janela para uma aba no painel lateral com o progresso.

Outra novidade do GNOME 46 gira em torno das configurações de sistema, que agora reuniu diversos itens no menu “Sistema”. A nova versão da interface gráfica também traz pequenas mudanças no visual da central de notificações e melhorias de acessibilidade.

Cabe ressaltar que, como nas gerações anteriores, o Ubuntu 24.04 LTS também possui variações para quem prefere o KDE (Kubuntu), XFCE (Xubuntu), LXQt (Lubuntu) e afins. No entanto, as demais versões da distribuição podem levar mais tempo para serem liberadas ao público.

Suporte prolongado

Continua após a publicidade

Tradicionalmente, a Canonical libera uma atualização com o selo Long Term Support (Suporte de longo prazo, em tradução livre) a cada dois anos. É o caso do Ubuntu 24.04 LTS, que recebeu o bastão da edição 22.04 LTS, lançado em abril de 2022.

Com essa marcação, isso significa que o sistema operacional tem cinco anos de suporte, ao contrário dos nove meses oferecidos nas demais versões sem a marca LTS. O prazo de atualizações do Ubuntu 24.04 pode subir para 10 anos ao optar pelo Ubuntu Pro, ou 12 anos se contratar o Legacy Support.

Na prática, se você utiliza o sistema sem os aditivos, as atualizações do canal oficial estarão disponíveis até 2029. Ao contratar o Ubuntu Pro e o Legacy Support, as melhorias e correções de segurança serão distribuídas até 2034 e 2036, respectivamente.

Linux 6.8

Continua após a publicidade

Apesar da crença popular, o Linux não é um sistema operacional, mas um kernel. Trata-se do núcleo do sistema, que faz a ponte entre o hardware e software, para que você consiga executar seus programas, acessar a internet e muito mais, em distribuições como o Ubuntu, Fedora, elementaryOS, OpenSUSE, Slackware, Linux Mint e muito mais.

Constantemente, o Linux é atualizado pela comunidade de desenvolvedores para deixá-lo mais robusto, torná-lo compatível com novos dispositivos e garantir novidades. Dessa vez, a Canonical trabalhou o Ubuntu 24.04 sobre a versão 6.8 do kernel, que oferece suporte estável à gráficos de processadores Intel Meteor Lake, por exemplo.

Melhorias de segurança

Continua após a publicidade

O Ubuntu 24.04 também vem com algumas mudanças debaixo do capô para deixar o sistema mais protegido. A começar pela correção para evitar a brecha de segurança do XZ Util, que foi descoberta nos 45 do segundo tempo e que poderia abrir margem para grandes ataques.

A Canonical também desativou os protocolos TLS 1.0 e 1.1 e DTLS 1.0 forçadamente, a fim de dar mais ênfase às versões mais recentes. Além disso, os pacotes passaram a ser criados com recursos de reforço de segurança para impedir vulnerabilidades não descobertas.

Também há uma série de melhorias de performance, para que o sistema rode com mais eficiência e agilidade nos computadores e servidores. 

Demais novidades

Continua após a publicidade

A Canonical trouxe outras novidades ao Ubuntu, como a nova área de acessibilidade do instalador e a opção para importar um arquivo de configuração para fazer uma instalação automática. Além disso, a nova versão traz pequenas mudanças na interface gráfica na ferramenta para atualizar o firmware do PC e o utilitário de rede Netplan 1.0.

O repositório de aplicativos Snap Store, por sua vez, passou o bastão para a nova loja Ubuntu App Center, que agora conta com uma área para jogos. A nova edição também trocou o app de webcam Cheese pelo GNOME Snapshot, e traz as versões mais recentes do Firefox (com suporte native ao servidor gráfico Wayland), LibreOffice e Thunderbird.

A nova geração ainda traz o pacote systemd v255.4, responsável por inicializar e gerenciar processos do sistema operacional. Aos desenvolvedores, a Canonical informa que o Ubuntu 24.04 mantém o OpenJDK LTS 21 definido como padrão, mas com suporte às versões 17, 11 e 8, e introduz o  .NET 8. O Python 3.12, Ruby 3.2, PHP 8.3 e Go 1.22 também marcam presença.

Continua após a publicidade

Onde eu baixo o Ubuntu 24.04 LTS?

A Canonical já disponibilizou o Ubuntu 24.04 LTS no seu site para download gratuito (releases.ubuntu.com). Isso significa que você já pode baixar e criar um pendrive ou disco bootável para fazer uma instalação limpa do sistema operacional no seu computador.

Posso atualizar para o Ubuntu 24.04 LTS?

Outra opção, caso tenha o Ubuntu 23.10 ou anterior, é atualizar o sistema operacional. Essa alternativa é oferecida através de uma notificação que será emitida na tela do PC quando o pacote de upgrade estiver disponível para download. Assim, você consegue instalar a nova versão sem a necessidade de formatar o computador.

Continua após a publicidade

No entanto, se você depende de uma edição estável e com suporte de longo prazo, os desenvolvedores recomendam usar a versão 22.04 LTS e aguardar a liberação da compilação 24.04.1, prevista para 15 de agosto.

“Os usuários do Ubuntu 23.10 receberão uma atualização automática para 24.04 logo após o lançamento”, apontou as notas de atualização. “No entanto, aos usuários do 22.04 LTS será oferecida a atualização automática quando o 24.04.1 LTS for lançado.”