Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GNOME 46 leva OneDrive ao Ubuntu e outras distros Linux

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2024 às 09h30

Link copiado!

Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech
Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech

O Microsoft 365 acabou de se tornar mais integrado ao universo Linux. Nesta quarta-feira (20), a GNOME Foundation apresentou a versão final do ambiente gráfico GNOME 46, dessa vez com suporte ao OneDrive e uma nova busca global no explorador de arquivos.

Enfim, OneDrive!

O novo pacote tapa um dos maiores buracos do Linux: o suporte nativo a serviços de armazenamento na nuvem. Para recapitular, entre os mais populares, somente o Dropbox possui um app oficial para o Ubuntu, Fedora e demais sistemas, como em Windows e macOS.

Continua após a publicidade

As distribuições com GNOME, no entanto, conseguem utilizar o Google Drive através de um recurso proprietário do ambiente gráfico para acessar os arquivos e pastas guardados na nuvem. Agora, na versão 46, essa funcionalidade também conta com suporte ao OneDrive.

Isso significa que você poderá acessar seus arquivos e pastas guardados na nuvem da Microsoft. Contudo, a fundação não informou se essa aproximação vai funcionar apenas com contas pessoais ou também terá acesso aos cadastros corporativos do Microsoft 365.

A ferramenta “Contas on-line” recebeu outras mudanças, como o login nas contas do Google, Microsoft e afins pelo navegador principal para o uso de métodos de autenticação modernos. Também houve outras melhorias cosméticas no painel de configuração.

Continua após a publicidade

Busca global no explorador de arquivos

O explorador de arquivos nativo do GNOME (Nautilus) é a segunda estrela da atualização. O software ganhou uma busca global, que facilita e agiliza a pesquisa por arquivos e pastas no computador, acionado pelo ícone de lupa ou pelo atalho Ctrl + Shift + F.

O status das transferências ou cópias de arquivos também mudou de lugar e se tornou mais acessível. Em vez do círculo no canto superior esquerdo da janela, o Nautilus do GNOME 46 vai mostrar uma aba no painel lateral com o resumo do progresso.

Demais novidades giram em torno da nova seção “Sistema”, nas configurações gerais do PC, e dos ajustes de touchpad para definir o comportamento do periférico ao digitar e escolher como deseja acionar o botão secundário. Também há pequenas mudanças visuais na central de notificações e melhorias de acessibilidade.

Continua após a publicidade

Ubuntu e Fedora vão receber GNOME 46

O GNOME 46 vai desembarcar tanto no Ubuntu 24.04 quanto no Fedora 40, ambos com estreias marcadas para abril de 2024. Por ora, não há previsão de lançamento da nova versão em outras distribuições Linux.

Caso não queira mais esperar, você pode baixar as versões Beta dos respectivos sistemas operacionais ou instalar o GNOME OS em uma máquina virtual para testar a atualização.

Continua após a publicidade

Vale reforçar que tanto as versões Beta do Ubuntu e Fedora quanto o GNOME OS são experimentais. Não é recomendável utilizá-las no dia a dia como sistema principal.