Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Revelado o motivo de o Linux 4.20 diminuir a performance de alguns computadores

Por| 16 de Novembro de 2018 às 23h20

Link copiado!

Revelado o motivo de o Linux 4.20 diminuir a performance de alguns computadores
Revelado o motivo de o Linux 4.20 diminuir a performance de alguns computadores

Alguns usuários do Linux 4.20 estão se deparando com um problema nada animador: a versão mais atualizada do sistema operacional tem feito com que alguns computadores tenham uma enorme perda de performance, se comparada com a apresentada na versão 4.19 do sistema.

Exclusivo para máquinas que utilizam processadores Intel, o site Phoronix parece ter descoberto o motivo da queda na performance: uma mudança na segurança do Spectre.

O Spectre é uma falha comum em sistemas Linux, que afeta processadores da Intel, IBM, AMD, ARM e MIPS, e que pode ser utilizado por hackers para invadir uma máquina e ter acesso computador como administrador.

Continua após a publicidade

Para melhorar a segurança e evitar o aparecimento de falhas Spectre, a versão 4.20 do Linux faz uma modificação no STIBP (Single Thread Indirect Branch Predictors), feita para prevenir que algum aplicativo malicioso possa tomar o controle dos branch predictors indiretos da máquina.

Apesar de afetar apenas alguns processadores específicos (é preciso que a máquina utilize um processador Intel com microcódigo atualizado e a Hyper Threading da CPU habilitada), a perda de performance pode ser de até 30% em alguns processos. Então, caso você utilize uma máquina com esse processador, o recomendável é continuar utilizando a versão 4.19 do Linux até que o problema seja solucionado.

Fonte: Phoronix