Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux 5.14 deve ter melhoria em drivers e remoção de milhares de códigos inúteis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 18h30

Link copiado!

FreeCliparts/Pixabay
FreeCliparts/Pixabay

A versão Release Candidate 1 do kernel Linux 5.14 já está disponível para os testadores após duas semanas de espera. A RC-1 traz uma prévia dos recursos possivelmente liberados em versões posteriores do sistema de código aberto. Entre as novidades, o destaque é a "limpeza geral" do código do Linux, já que o kernel tem passado por esse processo devido à adição de novos drivers, o que tornam os antigos obsoletos e descartáveis.

Linus Torvalds ressaltou que a exclusão do código IDE não significa uma redução geral de linhas de comando, mas que ajuda a equilibrar o crescimento esperado do kernel. A expectativa de Torvalds é de uma versão final regular, com pouquíssimos conflitos, graças a essa “limpeza”. No total, foram 11.859 arquivos alterados, 817.707 inserções de código e 285.485 remoções.

Continua após a publicidade

Outra adição fundamental foram as melhorias na parte de processamento gráfico, já que os aprimoramentos liderados pelos esforços da AMD trouxeram várias melhorias que impactarão no hardware da GPU. Embora a Intel também tenha progredido, a AMD se mostra mais empenhada em trazer novos drivers otimizados para o Linux.

Somente este segmento de drivers representa quase dois terços das mudanças na RC. Além das placas de vídeo, são esperadas melhorias em drivers de rede, som, SCSI, mídia e outros. “Fora os drivers, há todos os aspectos usuais: atualizações de arquitetura (arm, arm64, x86, powerpc, s390, com um punhado de outras atualizações de arquitetura também) e várias melhorias de kernel principais: rede, sistemas de arquivos, VM, programação etc.”, observou Torvalds.

O Linux 5.14 deve trazer também:

  • memfd_secret como uma nova chamada de sistema para a criação de áreas de memória secretas;
  • menor latência para o driver de áudio USB;
  • uma série de melhorias no driver do sistema de arquivos;
  • ativação contínua em torno do Intel Alder Lake processadores híbridos;
  • Core Scheduling disponível;
  • melhorias para laptop AMD Ryzen com driver SFH atualizado e muito mais.
Continua após a publicidade

A já mencionada melhoria para adicionar o Rust como a segunda linguagem de programação do kernel, apoiada pelo Google por sua maior segurança, não chegou nesta versão. Pode ser que venha em uma próxima versão RC ou fique somente para um update futuro.

Linux 5.14: quando chega?

A versão estável do Linux 5.14 é esperada para o final de agosto ou para o início de setembro. Até lá, outras versões RC ainda devem chegar ao mercado, com intuito de aprimorar a experiência e corrigir eventuais falhas no código.

O fato é que o kernel estável pode chegar a tempo de embarcar distros importantes, como Ubuntu 21.10 e Fedora 35. Você está na expectativa para a versão melhorada do Linux? O que achou do anúncio da RC-1? Use o espaço abaixo e comente.

Continua após a publicidade

Fonte: Linus Torvalds