Publicidade

Linux Mint 20.2 chega com visual aprimorado e novos apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2021 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Linux Mint
Divulgação/Linux Mint

O Linux Mint 20.2 "Uma" acaba de ser lançado trazendo uma série de novos recursos, mudanças visuais e correções de bugs. A nova versão é construída sobre a base do Ubuntu 20.04 LTS, usa o kernel Linux 5.4 e traz diversos refinamentos para tornar a experiência ainda mais agradável.

No coração do sistema, o Cinnamon 5.0 agora usa menos memória e traz correções para otimizar o uso desse recurso, sem vazamentos ou subaproveitamento. É possível definir um limite de quanto o sistema vai usar, sendo 2.014 MB o menor valor: se ultrapassar, o computador é reiniciado. Você não perderá sua sessão ou suas janelas, mas o sistema ficará sem resposta até que o processo seja concluído.

Continua após a publicidade

O Nemo 5.0, gerenciador de arquivos padrão do sistema, chega com nova roupagem e melhorias focadas especialmente nos recursos de pesquisa. Além da busca pelo nome dos arquivos, agora também dá para encontrar resultados refentes ao conteúdo dos arquivos.

Ainda no gerenciador, dá para ativar um modo de painel duplo com a tecla F6. Ele suporta as expressões regulares e pesquisas mais avançadas, exibindo os arquivos favoritos antes dos demais.

Área de trabalho aprimorada

O desktop do Mint é um dos seus principais diferenciais, já que ele apresenta uma interface familiar para quem migra do Windows. Neste quesito, o novo sistema traz melhorias para detectar alterações no estado de consumo de energia (excelente para notebooks) e notificações mais diretas.

Continua após a publicidade

Os Cinnamon Spices, miniaplicativos como widgets, temas e outras extensões do Mint, agora pode ser atualizado usando o gerenciador de atualizações do sistema. Com isso, será possível manter a versão mais recente de todos os seus complementos favoritos sem muito esforço. Antes, ele só considerava com atualizações de segurança e kernel como relevante, mas agora deve apresentar mais opções.

Esse utilitário de atualização também pode ser usado para gerenciar as preferências do Flatpak. Os updates do Flatpak são pausados quando um dispositivo está funcionando com bateria, para assegurar a economia deste recurso. Aliás, o Linux Mint vem com o suporte a Flatpak e a Flathub habilitados por padrão.

As notificações do sistema estão aprimoradas e permitem a configuração de diversos perfis de comportamento. É possível reduzir a frequência de alertas ou até definir um comando para ocultá-las completamente, conforme o gosto do cliente.

Continua após a publicidade

No passado, as atualizações disponíveis eram indicadas por um pequeno ponto laranja no ícone na bandeja do sistema, e isso fazia com que passassem despercebidas por longos períodos. No Linux Mint 20.2, o sistema é capaz de lembrar por quanto tempo cada melhoria está disponível, por quantos dias o computador esteve ativo durante esse tempo e avaliar se uma notificação seria bem-vinda ou não para lembrá-lo das novidades.

Novos apps para produtividade

Não se pode falar em atualização de sistema sem focar nas novidades em aplicativos e o Mint 20.2 não deixa a desejar neste aspecto. O Bulky File Renamer é uma nova ferramenta de renomeação de arquivos em massa, poupando uma mega trabalheira de fazê-lo um a um.

Continua após a publicidade

Outra adição é o Sticky Notes, uma ferramenta de anotações para substituir o GNote com suporte para múltiplas notas, fundos com cores diferentes e várias opções de personalização. Conta com um recurso para colocar as notas na área de trabalho e acessá-las rapidamente na bandeja de ícones.

Também chega ao sistema a nova versão do Warpinator, utilitário para transferência de arquivos. Agora, ele também suporta o Android e permite a especificação de qual interface de rede será usada para o compartilhamento de documentos, pastas e outros.

Por fim, vale ressalta o utilitário da Nvidia chamado Prime. Com ele, é possível alterar entre GPUs integradas compatíveis com chipsets da AMD.

Continua após a publicidade

Como baixar e rodar

O Mint 20.2 foi projetado para ser um sistema operacional com suporte bastante longo e deve oferecer melhorias até 2025. Ele é bastante leve e exige configurações modestas: 2 GB de RAM, 20 GB de espaço de armazenamento e resolução mínima de 1024x768. Para baixar, confira o site oficial do Linux Mint 20.2.

Fonte: Linux Mint