Publicidade

Ubuntu 21.04 tem um problema e é melhor evitá-lo, ao menos por enquanto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2021 às 08h45

Link copiado!

Divulgação/Canonical
Divulgação/Canonical

Os desenvolvedores do Ubuntu estão pedindo a todos os usuários que não atualizem suas instalações da versão 20.10 para a recém-lançada 21.04. O alerta foi dado pelo bugmaster do Ubuntu, Brian Muray, em um post na lista de discussão dos desenvolvedores do sistema operacional.

O motivo é um problema grave no shim, que pode impedir a inicialização em máquinas equipadas com Extensible Firmware Interface (EFI). Conforme mencionado nas notas de lançamento do Hirsute Hippo, a versão atual do shim no Ubuntu 21.04 não é compatível com o EFI versão 1.10, o que tornará esses computadores, na maioria mais antigos, não-inicializáveis após a atualização.

Continua após a publicidade

Essa falha já foi relatada pelo usuário Balint Reczey, que teve o problema em um MacBook Air de 2012. Para recuperar, Reczey teve que voltar a usar a instalação antiga para sobrescrever alguns arquivos, desgaste que os desenvolvedores obviamente querem evitar.

De forma simplificada, o shim é um “pré-bootloader” que roda em sistemas UEFI, cujo objetivo é executar um pedaço de código assinado pela Microsoft e incorporar os certificados que assinam os binários GRUB, para que possa carregar o bootloader "real". Quando apresenta problema, a cadeia de dados que depende dele é interrompida e o sistema não inicia.

Só atualize quando a Canonical mandar

A situação é tão delicada que os criadores desabilitaram a ferramenta de atualização e solicitam que ninguém faça o upgrade manual. Normalmente, assim que uma nova versão está disponível, os usuários recebem uma notificação para atualizar com apenas um clique.

Continua após a publicidade

Murray destaca que os desenvolvedores vão reabilitar as notificações de atualização assim que uma nova versão do shim funcionar com o EFI 1.10. Por enquanto, não há previsão de quando isso deve ocorrer, então o jeito é aguardar com a versão antiga.

Lançado na semana passada pela Canonical, o Ubuntu 21.04 traz como um de seus principais destaques o protocolo de servidor gráfico Wayland ativado por padrão. Isso deve tornar o visual do sistema mais suave e fluido. O sistema incorpora o kernel Linux 5.11, o mais recente disponível neste momento, além de aprimorar o gerenciamento de energia com um “power mode”.

Fonte: PC Magazine