Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubuntu 21.04 já está disponível para download; confira as principais novidades

Por| 22 de Abril de 2021 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/Canonical
Divulgação/Canonical

O Ubuntu 21.04 saiu do forno, mas isso não deve ser motivo para tanto alarde. Isso porque a Canonical, companhia responsável pela mais popular distribuição de Linux, vai oferecer apenas nove meses de suporte para esta versão, que chega com poucas novidades notáveis.

Quem está habituado a acompanhar novidades do universo Linux deve saber que isso é normal, afinal se trata de uma versão com suporte de curto prazo.

Hipopótamo Hirsuto

Continua após a publicidade

Oficialmente chamada de Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo (Hipopótamo Hirsuto), a atualização traz como um de seus principais destaques o protocolo de servidor gráfico Wayland ativado por padrão. Isso deve tornar o visual do sistema mais suave e fluido.

“Para desenvolvedores e inovadores, o Ubuntu 21.04 oferece Wayland e [a linguagem de programação] Flutter para gráficos mais suaves e desenvolvimento multiplataforma mais limpo, bonito e visando o design”, celebrou o presidente da Canonical Mark Shuttleworth ao anunciar a chegada da atualização.

Mais novidades

Continua após a publicidade

Além disso, o tema escuro do Ubuntu ganhou alguns ajustes para ficar mais refinado e agora está mais bonito e funcional, algo sempre bem-vindo para um sistema cujo apelo gráfico é sempre um destaque. O kernel Linux desta versão é o 5.11, o mais recente disponível neste momento. O gerenciamento de energia do Ubuntu foi aprimorado com um “power mode”, disponível nas configurações de energia do sistema, e diversos programas chegam em suas versões mais recentes, assim como são realizados ajustes de segurança e correções de bugs, como de praxe a cada novo update.

Para atualizar para a nova versão, você pode acessar o menu de atualização do seu sistema ou então baixar o pacote de 2,8 GB “na mão” na página oficial do Ubuntu. Lá também é possível encontrar a lista completa de novidades da nova versão.