Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux para Windows 10 corrige problema grave e adiciona recurso importante

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Abril de 2021 às 13h10

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A Microsoft lançou uma nova atualização do Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) para membros do programa Windows Insider. A versão mais recente oferece suporte ao novo kernel baseado em uma versão do Linux 5.10 LTS (suporte de longo prazo), corrige um sério problema de sincronização e ainda traz um recurso bastante aguardado.

No início do ano, em fevereiro, a empresa havia atualizado o kernel da ramificação 4.19 original para a 5.4 LTS no WSL2. O sistema foi novamente aprimorado para oferecer suporte à versão mais atual do LTS, que possui compatibilidade com as novas GPUs e APUs da AMD, um recurso de bloqueio do kernel e acesso ao sistema de arquivos exFAT. A versão 5.4 também trouxe um novo sistema de arquivos leves e somente leitura chamado EROFS.

Continua após a publicidade

O lançamento é importante por dois motivos principais. Primeiro, porque traz o que há de mais moderno em termos de kernel LTS para o WSL2, o que inclui correções de brechas e aprimoramento de performance. Em segundo lugar, e talvez ainda mais relevante, é que o update resolve um antigo problema e inaugura um novo recurso para os usuários do WSL2.

Uma das novas adições é a capacidade de oferecer suporte à criptografia de disco Linux Unified Key Setup (LUKS). Depois de instalar a atualização, os usuários do Windows Insider WSL2 serão capazes de montar discos LUKS e acessá-los de dentro de sua instalação.

Enquanto a maioria dos softwares de criptografia de disco implementa formatos diferentes e incompatíveis, o LUKS usa um formato padrão, independente de plataforma, para uso em várias ferramentas. Isso facilita a compatibilidade e garante a interoperabilidade entre os diferentes programas.

O bug do relógio

Continua após a publicidade

Outra mudança importante é uma correção para um problema de sincronização do relógio, que fazia com que o horário do sistema dentro das instâncias WSL ficassem diferentes da máquina principal. Essa diferença pode gerar graves problemas de compatibilidade entre softwares e erros críticos no sistema. Antes do update, os desenvolvedores eram obrigados e ajustar manualmente essa diferença, a fim de evitar falhas.

Em uma postagem conjunta, Craig Loewen, gerente de programa e desenvolvedor do Windows, e Pierre Boulay, desenvolvedor WSL, observaram que o bug de sincronização do relógio foi corrigido por causa das mudanças dentro do kernel 5.10 LTS.

De acordo com o cronograma, as alterações introduzidas nas compilações do Windows Insider levam alguns meses para chegar a todos os usuários. Portanto, os utilizadores do WSL podem devem aguardar até o final do segundo trimestre de 2021 (junho) para pôr as mãos no novo kernel do Linux.

Continua após a publicidade

A conferência da Microsoft voltada para desenvolvedores está programada para ocorrer entre 25 e 27 de maio. Até lá, pode ser que a empresa se dedique a trazer novas correções e a adição de novas funcionalidades para o WSL.

Fonte: The Register