Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook será investigado na Europa por más práticas no Marketplace

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Maio de 2021 às 11h48

Link copiado!

Facebook
Facebook
Tudo sobre Facebook

A Comissão Europeia está de olho no Facebook e deve iniciar uma grande e importante investigação em breve. Segundo o Financial Times, o órgão ligado ao parlamento que defende os interesses da União Europeia busca mais detalhes das operações do Marketplace, plataforma de vendas e anúncios dentro da rede social de Mark Zuckerberg. De acordo com reguladores, há fortes indícios de abuso, como a falta de segurança e curadoria dos produtos, além de uma suposta perseguição a concorrentes.

Lançado em 2016, o Marketplace é uma maneira criada pelo Facebook para transformar parte de sua rede em um local de vendas. O problema é que, no início, muitas pessoas se aproveitaram dessa ferramenta para vender produtos ilícitos, como animais e até armas. Com algumas atualizações, o ambiente ficou mais seguro, mas ainda há outras questões.

Órgãos reguladores da União Europeia querem ir mais a fundo e descobrir se o Facebook prejudica potenciais concorrentes dentro de sua plataforma de vendas, impedindo que seus anúncios apareçam para os mais de 2 bilhões de usuários mensais. As autoridades locais já investigam empresas como a Apple, que, segundo documentos obtidos na Alemanha e no Reino Unido, comete práticas abusivas na App Store, justamente mitigando a aparição de rivais de mercado; é um dos pontos de debate na batalha jurídica entre Apple e Epic.

Continua após a publicidade

O Facebook, vale lembrar, nunca passou por uma investigação desse porte na Europa, ainda mais com foco no antitruste.

Sempre há uma primeira vez...

Fonte: Engadget, Financial Times