Publicidade

Facebook quer expandir sua plataforma de eventos pagos ao mundo dos esportes

Por| Editado por Claudio Yuge | 19 de Maio de 2021 às 23h20

Link copiado!

Facebook quer expandir sua plataforma de eventos pagos ao mundo dos esportes
Facebook quer expandir sua plataforma de eventos pagos ao mundo dos esportes
Tudo sobre Facebook

Anunciadas em março deste ano, as novas opções de realização de lives pagas do Facebook têm um novo alvo: o mundo dos esportes. Segundo executivos da empresa falaram à CNBC, a ideia é transformar a rede social em um meio de compartilhar partidas de times colegiais e de ligas com apelo menor ao mesmo tempo em que há a geração de renda para as equipes envolvidas.

Rob Shaw, diretor de mídia esportiva e parcerias de ligas do Facebook, afirmou que acredita que as transmissões vão ajudar a injetar ânimo no modelo pay-per-view. “As pessoas estão dispostas a pagar para experimentar um momento”, afirmou o executivo. “Uma coisa que notei, no entanto, é que não acho que as pessoas estão dispostas a começar com uma assinatura logo de cara”.

Atualmente disponíveis para um número seleto de usuários, as transmissões ao vivo pagas permitem vender “ingressos” para o público interessado. Embora no momento toda a renda seja revertida para a organização dos eventos, a rede social já prevê uma mudança nas regras em agosto — o que deve vir acompanhado de uma taxa de manutenção destinada à empresa.

Continua após a publicidade

Foco em eventos menores

Para transmitir um evento, uma entidade terá que primeiro pedir permissão e passar por uma checagem de integridade. O Facebook afirma que realiza o monitoramento ativo das transmissões para evitar o compartilhamento de conteúdos explícitos, mas não faz distinções entre os formatos utilizados — que podem ser desde um vídeo ensinando uma receita até um torneio esportivo completo.

Durante a fase de testes, a rede social teve sucesso com a transmissão do Challenge Miami, desafio de triatlo profissional que cobrou US$ 2.99 (R$ 15,76 na conversão direta) pelos ingressos virtuais. Acompanhado por mais de 17 mil pessoas ao redor do mundo, ele teve uma audiência que se localizava majoritariamente fora dos Estados Unidos (70%).

Continua após a publicidade

Desde o ano passado, o Facebook vem conquistando uma grande audiência nas transmissões de competições como a UEFA Champions League e a Copa Libertadores da América por meio do Watch, mas elas não parecem ser o alvo da nova iniciativa. Pelo menos por enquanto, a plataforma deve mirar em ligas locais, esportes pouco divulgados e eventos únicos — justamente aqueles que não precisam lidar com contratos televisivos que incluem cláusulas que impedem sua transmissão através da rede social.

Fonte: CNBC