Instagram supera audiência do Facebook, mas perde em publicações
Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 24 de Maio de 2021 às 23h20
Em um momento no qual mídias sociais nos ajudam a fazer conexões com o mundo exterior, o Instagram se estabelece cada vez mais como uma rede social forte. Segundo o relatório Social media Trends Report Q4 2020, do SocialBakers, a plataforma já é 34,7% maior do que o Facebook em número de usuários — mas ainda fica atrás quando o assunto são anúncios publicitários.
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Segundo o relatório, 61,9% dos anúncios feitos por marcas ainda se concentram na timeline do Facebook — concentração que era de 70,1% no mesmo período do ano anterior. O estudo também mostra que, em relação ao terceiro trimestre de 2019, o Instagram aumentou em 11,3% sua base de usuários, enquanto o Facebook testemunhou uma queda de 17,6%.
Apesar das diferenças entre as plataformas, o SocialBakers afirma que os anúncios em ambas as plataformas cresceram em 56% na comparação ano a ano — e o dinheiro total investido cresceu em 30%. Quem ajudou a liderar o crescimento foi o setor automotivo (alta de 102%), seguido pelas indústrias de bebidas alcoólicas (81%) e comércio eletrônico (66%).
2020 foi um ano diferente dos demais
O que explica a preferência pelo Facebook é o perfil diferente de cada rede: conhecida pelos conteúdos com caráter mais informativo, a rede social é boa para alcançar segmentos específicos. Já o Instagram tem o alto engajamento como sua força, se provando um lugar mais propenso à criatividade e ao aumento do reconhecimento de marcas.
O estudo reforça que 2020 “foi um ano diferente de todos os outros” graças à pandemia e trouxe mudanças de comportamento que vão se refletir de 2021 em diante. A empresa alerta que empresas vão ter que trabalhar mais duramente para atender aos desejos dos consumidores, e aquelas que conseguiram se adaptar às novas tendências precisam continuar aplicando suas habilidades para manter seu sucesso.
Fonte: SocialBakers