Publicidade

Apple confirma que Qualcomm se recusou a fornecer chips para os últimos iPhones

Por| 14 de Janeiro de 2019 às 20h45

Link copiado!

Apple confirma que Qualcomm se recusou a fornecer chips para os últimos iPhones
Apple confirma que Qualcomm se recusou a fornecer chips para os últimos iPhones
Tudo sobre Apple

Durante uma audiência na Califórnia onde a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) está processando a Qualcomm por criação de monopólio, Jeff Williams, chefe de operações da Apple, foi chamado para depor e fez uma revelação surpreendente: mesmo enfrentando uma batalha judicial contra a empresa (e que acabou tirando alguns modelos de iPhone das lojas da China) a Apple ainda queria continuar utilizando os chips de modem da marca.

De acordo com o testemunho dado por Williams, antes de fechar com a Intel, a Apple procurou a Qualcomm para que ela fornecesse os chips de modems que seriam usados nos iPhone XS, XS Max e XR, mas a Qualcomm se recusou a fechar o negócio, o que acabou obrigando a empresa a procurar a Intel.

Ainda que a decisão possa parecer ilógica — afinal, é a recusa de um contrato que valeria alguns milhões de dólares a mais para os cofres da empresa — vale lembrar que ambas as empresas travam uma briga judicial pois a Qualcomm alega que a Apple deve a ela milhões de dólares em valores de licenciamento que nunca foram pagos, então seria meio estranho a empresa acusar a Apple de quebra de contratos e depois fechar um novo contrato com ela.

Já o problema da Qualcomm com a FTC é que o órgão federal está acusando a Qualcomm de práticas predatórias para impedir que outros fornecedores de chips fechem contratos com a Apple. E, ainda que o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, assuma que tivesse um contrato de exclusividade com a Apple, ele garante que tudo foi feito dentro da lei. O contrato de exclusividade entre as empresas funcionou entre 2011 e 2016, onde a Qualcomm pagou U$1 bilhão em espécie para a Apple e garantiu a companhia um desconto no preço dos chips de modem para que a empresa fosse a única fornecedora destes componentes para os iPhones.

Continua após a publicidade

A expectativa é que o juiz chegue a uma decisão sobre o caso até o fim desta semana, mas há a possibilidade de que qualquer uma das partes que venham a perder apele para uma instância superior e prolongue o caso por tempo indeterminado.

Fonte: Android Authority