Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dados do Steam mostram que AMD está tomando mercado de processadores da Intel

Por| 04 de Junho de 2020 às 07h30

Link copiado!

Dados do Steam mostram que AMD está tomando mercado de processadores da Intel
Dados do Steam mostram que AMD está tomando mercado de processadores da Intel

O Steam dados que mostram quais hardwares e softwares os jogadores da plataforma mais utilizam, incluindo informações de processadores, placas de vídeo, resolução de tela e outras estatísticas coletadas a partir de formulário preenchido voluntariamente.

Atualmente, o Steam conta com uma média de quase 20 milhões de usuários online ao mesmo tempo. Com foco em games, a plataforma se mostra como uma boa régua para o mercado de hardware e software focado em jogos. Um dos dados mais notórios do levantamento diz respeito ao mercado de processadores. A Intel ainda domina, equipando 77,6% dos computadores que acessam a plataforma, mas vem perdendo espaço a AMD ao longo dos anos. No final de 2018, os processadores da marca detinham 82,3% de participação, 4,7% a mais que agora em 2020.

Essa tendência corrobora com outras pesquisas de mercado que apontam para o crescimento da AMD em relação à Intel, sobretudo no setor de desktops para jogos.

Continua após a publicidade

O documento não especifica quais os modelos de processadores apontados pelos usuários, apenas informando que a maioria conta com núcleos operando entre 3,3 Ghz e 3,69 Ghz.

Guerra das placas de vídeo  

O levantamento também lança luzes sobre o mercado de GPUs. O setor vem se mostrando com pouca variação desde dezembro de 2018, dado mais antigo da pesquisa. A Nvidia ainda domina o mercado, equipando 73,23% dos computadores que acessam a plataforma; em seguida vem a AMD, com 15,63%. A Intel aparece com 10,63%, contabilizando apenas os perfis que não têm uma placa de vídeo dedicada e que utilizam GPU onboard para jogar.

Continua após a publicidade

Diferente dos processadores, este setor da pesquisa especifica os modelos dos usuários. A placa de vídeo mais popular é a GeForce GTX 1060, presente em 11,8% dos PCs dos usuários.

Contudo, o levantamento mostra a força dos novos modelos da linha RTX, da Nvidia. A GeForce RTX 2070 Super foi o modelo que mais ganhou espaço na plataforma, com crescimento de 0,15% no número de usuários no comparativo com abril. Outro destaque é a linha GTX 1660, considerada umas das melhores em custo-benefício para games. O modelo GTX 1660 Super foi o segundo com maior adesão no mês (aumento de 0,12%), seguido da GTX 1660, com crescimento de 0,11% em um mês.

Longe dos 4K

Continua após a publicidade

O levantamento também aponta para a lenta adesão dos gráficos 4K nos PCs. Apenas 2,17% dos jogadores do Steam jogam com monitores com essa capacidade. A maioria, 63,51%, se mantém com monitores Full HD.

A tendência atual é de adoção de telas ultrawide, o que pode ser visto no aumento de 0,15% no número de jogadores com 1440p de resolução.

A pesquisa completa está disponível no site do Steam.

Fonte: Steam