Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Segundo a Valve, jogos estão rendendo cada vez mais no Steam

Por| 12 de Abril de 2020 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Valve
Divulgação/Valve
Tudo sobre Valve

A Valve abriu alguns números sobre receita de lançamentos de jogos dentro do Steam. A empresa tem um histórico de resguardar tais dados, mas ela disse que resolveu abrir por conta de bons resultados nos últimos anos. Segundo ela, os desenvolvedores estão ganhando mais que nunca no Steam.

Antes de irmos para os números apresentados pela empresa, é preciso entender a métrica usada aqui. O gráfico apresentado é relativo aos jogos que renderam pelo menos US$ 10 mil nas primeiras duas semanas de lançamento.

Segundo publicação do estudo, a Valve usou esta métrica, pois percebeu que a maior fonte de renda vem das duas primeiras semanas de lançamento de um título. Em média, os primeiros 14 dias representa metade da receita de um jogo no ano. Vale destacar também que os dados são referentes apenas a games pagos, sendo que os free-to-play não foram considerados neste estudo.

O gráfico apresentado pela Valve mostra que o número de títulos que renderam mais de US$ 10 mil as primeiras duas semanas de lançamento cresceu nos últimos anos. Entre 2018 e 2019, por exemplo, os jogos que entram nesta métrica cresceram 18%.

Continua após a publicidade

Um dos motivos para esta escalada ao longo dos anos também é a relação com o aumento do número de jogos lançados no Steam. A própria Valve reconhece que, entre 2013 e 2014, há uma elevação maior do que o padrão dos anos anteriores. Foi neste período que ela abandonou o sistema de curadoria e aplicou o Greenlight, em que usuários poderiam votar para que games fossem lançados no Steam. Isso faz com que número de títulos na loja também crescesse. Dado que refletiu no número de jogos que também fizeram mais dinheiro.

Steam registra recorde de jogadores em meio à quarentena do coronavírus

Apesar disso, a Valve ressalta que em números relativos, o rendimento de jogos cresceu de 2018 para 2019 em 11%, considerando na conta a variação do número de jogos entre os dois anos também. Ainda, em média, todos os jogos renderam 24% a mais no lançamento que a média de 2018. Ou seja, de fato, eles estão rendendo mais.

Continua após a publicidade

Isso é bastante? 

Pelo gráfico, é possível perceber que perto de 1.100 títulos renderam mais de US$ 10 mil nas primeiras duas semanas. Segundo a Valve, ainda, isso quer dizer que, no ano, os desenvolvedores tiveram receita entre US$ 20 mil e US$ 60 mil.

Para saber se isso significa que a maior parte dos títulos tiveram o que a Valve considera como sucesso financeiro é preciso triangular estes números com outro levantamento. Segundo o Steam Spy, plataforma que levanta números da loja da Valve, em 2019 foram lançados 8.154 games.

Continua após a publicidade

A média, neste caso, seria de próximo a 13% dos títulos alcançando o sucesso financeiro acima dos US$ 10 em duas semanas. Levando-se em consideração que nem todo jogo é pago no serviço, tal porcentagem pode ser maior. Mesmo assim, é possível perceber que a maioria deles não atinge o sucesso em receita esperada pela Valve.

Outros gráficos ainda mostram que perto de 400 títulos fizeram US$ 100 mil em 14 dias e somente algo em torno de 300 passaram da linha de US$ 250 mil em duas semanas em 2019.

Vale lembrar que a Valve ainda tem uma fatia em média de 30% sobre a receita dos títulos lançados no Steam.

Continua após a publicidade

Fonte: Valve, Steam Spy