Steam registra recorde de jogadores em meio à quarentena do coronavírus

Steam registra recorde de jogadores em meio à quarentena do coronavírus

Por Wagner Wakka | 17 de Março de 2020 às 10h39

Os games parecem um bom escape para este momento de quarentena por conta da COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Tanto Valve quanto Microsoft já se pronunciaram relatando aumento no número de jogadores em suas plataformas na medida em que países adotam reclusão para conter a pandemia.

No Twitter, o Steam Database informou que o Steam bateu recorde de jogadores simultâneos online em um dia. O registro aconteceu no último domingo (15), quando mais de 20 milhões se conectaram à plataforma ao mesmo tempo. Destes, 6,2 milhões estavam efetivamente jogando algum título. “Provavelmente, por conta de muita gente estar em casa em função do coronavírus”, disse o perfil reservado a informar dados da plataforma.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na ocasião, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) também registrou recorde, passando da marca de 1 milhão de jogadores simultâneos. Pelo Steam Database, o pico foi de 1.024.845 pessoas jogando o game ao mesmo tempo.

Isso faz de CS:GO o terceiro game com maior número de jogadores registrados na história do Steam. O primeiro colocado é Player Unknown’s Battlegrounds (PUBG), com pico de 3,2 milhões de jogadores simultâneos, seguido de Dota 2, com 1,2 milhão.

Além da Valve, outra empresa também está vendo seus números crescerem recentemente. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, também utilizou o Twitter para comentar o crescimento do número de jogadores online no Xbox Live.

“É tocante escutar que há várias pessoas usando os jogos para se conectarem neste momento. Jogar é fundamental para as necessidades humanas. Estou orgulhoso de fazer parte de uma indústria que pode oferecer escapismo e diversão neste momento. Se cuidem”, disse o executivo.

Em resposta a um usuário na rede social, ele disse que houve aumento de demanda.

"A utilização está aumentando em quase tudo. Obrigado aos times de operações e TI em todas as companhias que estão trabalhando duro para manter tudo rodando macio mesmo com tudo acontecendo em volta deles", completou Spencer.

Também no último domingo, o Xbox Live ficou offline, provavelmente por conta de um alto número de jogadores. Além disso, a empresa lançou, nó último dia 11, Ori and The Will of Wisps, game que está entre os mais populares no momento no console.

Alguns países como Espanha e Itália já foram colocados em quarentena, com governos pedindo que a população não saia de casa. Aqui no Brasil, embora ainda não haja uma medida nacional, muitas empresas em São Paulo, Rio de Janeiro e outros grandes centros urbanos pediram que funcionários, se possível, trabalhem de casa. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem 200 casos registrados, sem nenhuma morte até o momento.

Fonte: Steam Database, Phil Spencer (Twitter), OMS

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.