Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Apex Legends Mobile | Um caminho promissor

Por| Editado por Bruna Penilhas | 16 de Maio de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/EA
Divulgação/EA
Tudo sobre EA

Apex Legends é um battle royale complicado. Usando um sistema de classes entre os personagens (aqui chamados de Lendas) e um formato em que um esquadrão conta com três jogadores, o jogo, apesar de ser divertido, demorou muito para implementar alguns aspectos que os fãs achavam essenciais. O game foi lançado para consoles e PC em 2019 e, com o tempo, a publicadora Electronic Arts e a desenvolvedora Respawn Entertainment conseguiram equilibrar a jogabilidade, mas viram a base de jogadores diminuir aos poucos.

Enquanto o game principal continua recebendo atualizações gratuitas com conteúdos inéditos e novas Lendas, a franquia está prestes a realizar um passo importante e estrear uma experiência para dispositivos móveis. O Canaltech participou do evento de lançamento de Apex Legends Mobile, em que foi possível testar o jogo para celulares e tablets, que possui diferenças em relação ao game original. Confira o que achamos a seguir.

Frenético além da conta

Continua após a publicidade

Se o Apex Legends convencional já é extremamente caótico graças a sua movimentação rápida e possibilidades de deslizar, pular e as habilidades das Lendas, a versão mobile não poupa esforços na hora de fazer o mesmo. Aqui, já tenho a minha primeira crítica, que espero que seja mudada em alguma atualização: a interface ao utilizar e pegar itens poderia ser muito melhor.

Nossa, como é difícil ler qual arma você está pegando no jogo. As letras já são pequenas, e a interface minúscula também não ajuda em nada quando tenho que pegar algum recurso do mapa — praticamente não dá pra ler a descrição dos itens, como você pode notar na imagem abaixo. Outro problema é a sensibilidade padrão dos controles, muito sensível principalmente se você for tentar usar armas que dependem da sua precisão na hora de acertar os tiros. Pelo menos, isso pode ser facilmente resolvido nas configurações do jogo. Mas já fique o aviso: não deixe de ajustar a sensibilidade dos controles.

Continua após a publicidade

Apex Legends é um jogo frenético. Durante a prévia, registrei alguns abates enquanto usava a EVA-8, escopeta automática do jogo. A troca de tiros de longa e média distância é essencial na versão original do jogo, e isso muda um pouco no mobile: o combate a curta distância, principalmente no começo, é bem mais constante.

Um dos momentos mais divertidos, sem dúvida, foi abater alguns esquadrões mesmo estando sozinho. Em um misto entre os jogadores não conseguirem mirar direito e a inaptidão ao jogar com o celular, foi bem satisfatório eliminar algumas equipes que pensavam que venceriam o duelo de um contra três descoordenadamente. Nesses casos, o uso da escopeta e das granadas para surpreender os inimigos foi essencial. Claro, isso não funcionará com todos os adversários.

O modo em terceira pessoa

Continua após a publicidade

A grande novidade da versão mobile de Apex Legends é o modo em terceira pessoa. Para a movimentação, principalmente no celular, essa mudança favorece a experiência, principalmente para que os jogadores fiquem atentos aos arredores com mais facilidade e maior campo de visão.

Como é possívelescalar, pular, sair agachado e correr em Apex Legends, a movimentação em terceira pessoa pode ajudar alguns jogadores que não tem um celular de tela tão grande. E, sinceramente? É a forma mais satisfatória de jogar, pode acreditar. Você ainda consegue levantar a mira da arma e atirar "da altura do quadril", possibilidades que funcionam apenas nesta perspectiva.

Desenvolvido para mobile, mas nem tanto

Continua após a publicidade

A premissa de Apex Legends Mobile é transportar o “estilo Apex” para os dispositivos móveis, em um jogo que foi desenvolvido do zero para a experiência móvel. Mas será que o estilo do jogo da Respawn casa bem com o mobile? Do que joguei durante minhas empreitadas na prévia disponibilizada, senti que os jogadores que usarem um controle no celular vão ter uma discrepância muito grande na jogabilidade.

Apex Legends demanda o uso constante de habilidades, itens, mudanças de armas e táticas que, certas vezes, dependem muito da velocidade da sua mira e da forma como você se movimenta usando os controles. Não consegui jogar com um controle durante a prévia, mas, pela movimentação de alguns dos jogadores que encontrei, consegui perceber qual estava usando a tela sensível ao toque e qual estava usando um controle.

O jogo está muito interessante no celular e, no geral, funciona bem. O principal problema que eu senti na jogabilidade foi o coice de algumas armas na visão em primeira pessoa, que funcionam de uma forma muito mais tranquila no computador, mas se tornam um horror de controlar no celular. Muitos dos meus abates foram usando espingardas ou tendo que começar da região do tórax do inimigo ao invés de na cabeça.

Continua após a publicidade

No modo em terceira pessoa, mirar e usar a arma é bem mais fluido do que em primeira pessoa, e isso é algo que talvez seja melhorado conforme o jogo se torne popular e as mudanças venham chegando gradativamente por meio de atualizações. Mas, no momento atual, se você é daqueles que também gosta da R-99, recomendo abaixar a mira ou jogar somente em terceira pessoa.

Fade, a Lenda exclusiva do mobile

Durante a prévia, tive a oportunidade de testar Fade, nova Lenda de Apex Legends que será exclusiva para a versão móvel do jogo. O personagem ofensivo é bem divertido de jogar, com uma mecânica de voltar no tempo que permite que o jogador escape de um combate desfavorável ou se reposicione após garantir informações dos adversários.

Continua após a publicidade

A habilidade ultimate impede as pessoas no alcance de receber ou tomar dano, o que pode ajudar bastante o seu time a fugir de uma troca de tiros complicada, por exemplo. Jogar com Fade depende muito da coordenação com aliados e também de como você impactará o jogo durante o combate.

Lendas disponíveis desde o lançamento e modos exclusivos

Além de Fade, outras Lendas já conhecidas estarão disponíveis no lançamento de Apex Legends Mobile. São elas: Bangalore, Bloodhound, Caustic, Gibraltar, Lifeline, Mirage, Octane, Pathfinder e Wraith. Mais personagens serão adicionados durante os próximos meses.

Continua após a publicidade

Segundo os desenvolvedores, as atualizações para o mobile acontecerão de maneira independente do jogo de consoles e PC. Portanto, o jogo mobile terá seus próprios Passes de Batalha, itens cosméticos colecionáveis e desbloqueáveis. O cross-play também não estará disponível entre as plataformas.

Outra novidade exclusiva de Apex Legends Mobile é o modo Team Deathmatch, em que os jogadores entram em uma disputa 6 contra 6 para acumular abates, com ressurgimento rápido e ação desenfreada. Para os fãs de um jogo mais caótico ainda, o modo com certeza será extremamente satisfatório.

Afinal, Apex Legends Mobile vale a pena?

Continua após a publicidade

A grande questão que permeou a minha cabeça enquanto jogava a versão mobile era se valeria a pena jogar Apex Legends no celular. Dado o cuidado para transportar a visão da Respawn para os celulares, devo dizer que o jogo é parecido, até demais, com sua versão para consoles e PC. No fim, o saldo é bastante positivo quando falamos sobre a transposição da experiência de Apex para um novo formato.

Na jogatina, existem controvérsias. Certos aspectos que funcionam muito bem em consoles e no PC não se transportam bem para os dispositivos móveis. A forma de adquirir itens, ler o que cada um faz e a interface um pouco pequena, dificulta a vida de quem não tem um celular enorme ou que não está jogando em um tablet. Certamente, será necessário realizar muitas mudanças de qualidade de vida nas atualizações pós-lançamento.

No final, o jogo é extremamente competente em divertir os jogadores mesmo com algumas limitações que podem ser melhoradas ao longo do tempo. Fico devendo a experiência de jogar com um controle compatível com celulares, e acredito que a jogabilidade melhora muito usando um.

Apex Legends Mobile será lançado gratuitamente para iOS e Android em 17 de maio, enquanto as versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC já estão disponíveis.