O que é Battle Royale?

Por Matheus Bigogno Costa | 30 de Agosto de 2020 às 08h30
TechRadar

Atualmente, é bastante difícil encontrar aqueles que não tenham jogado algum jogo de estilo Battle Royale. Fortnite, Free Fire, PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) são alguns dos exemplos mais conhecidos da atualidade, porém não são os únicos.

Este gênero, que parece tão novo e tão atual, carrega uma história desde antes da sua popularização nos jogos e na cultura pop. Neste artigo, você vai poder conferir o histórico, as origens do Battle Royale e a partir de qual momento ele se tornou tão popular. Confira abaixo!

O que é Battle Royale?

Antes de analisarmos o conceito de Battle Royale para os videogames e na cultura pop, é preciso voltar um pouco no tempo: mais precisamente para a Inglaterra do século XVIII. Nesta época, alguns boxeadores decidiram se organizar em lutas com até 8 pessoas em um ringue, sendo o últmo de pé o vencedor.

No entanto, foi Jack Broughton quem estipulou as regras para esse tipo de luta, que ficou conhecida na época como "Broughton's Battle Royals". Este estilo de luta chegou nas colônias britânicas nas Américas, onde acabou se tornando bastante popular ainda no século XIX.

Um cartoon feito por Bare Knuckles retratava os "Broughton's Battle Royals" (Imagem: Reprodução/Bare Knuckles)

O estilo de luta acabou ganhando os ringues profissionais ao longo dos anos, mas, o gênero só se tornou popular mesmo no século XXI, com o lançamento do filme japonês chamado Battle Royalle, baseado no livro homônimo, que havia sido lançado em 1999.

A história do livro se passava no Japão em um futuro distópico, com estudantes que foram inseridos em um programa de disciplina do governo. A missão deles era, em uma ilha, caçar uns aos outros e o último sobrevivente seria o vencedor.

O filme japonês Battle Royale se tornou extremamente popular na cultura pop (Imagem: Reprodução/Manga Films)

Esta história acabou definindo as regras do gênero que tanto conhecemos hoje em dia: um seleto grupo de pessoas é levado para algum lugar, onde devem coletar itens e eliminar uns aos outros até que haja apenas um sobrevivente.

O gênero acabou se tornando mais popular ainda na década de 2010, com o lançamento de livros bebendo da mesma essência do gênero, como Jogos Vorazes. E, hoje em dia, é possível encontrar inúmeros jogos e filmes com esta temática.

Battle Royale nos videogames

Antes mesmo do fenômeno do livro Battle Royale, alguns jogos abordaram a temática de “último sobrevivente”. Bomberman foi um dos primeiros títulos a introduzir um gameplay de multiplayer que os jogadores deveriam coletar mais itens para sobreviver.

Baseado no fenômeno que foi Jogos Vorazes, algumas modificações de jogos com a mesma temática foram lançados em 2012, como DayZ, que era um mod ARMA 2. No entanto, o mod mais influente foi criado por Brendan Greene, que utilizava o nome "PlayerUnknown".

Greene foi consultor para um outro jogo chamado H1Z1, antes de se tornar desenvolvedor na empresa Bluehole. Nela, Greene pôde desenvolver o seu projeto original de Battle Royale, que foi lançado como PlayerUnknown's Battlegrounds.

A partir desse momento, o gênero se popularizou e inúmeros jogos novos foram lançados, como Fortnite, Free Fire, Apex Legends e muitos mais. Atualmente, é possível encontrar o gênero em inúmeras franquias conhecidas, como Call of Duty e até mesmo no FIFA.

Atualmente, jogos como PUBG, Free Fire e Fortnite são fenômenos entre os jogadores (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

E um ponto interessante é que inúmeras empresas podem pegar a premissa do Battle Royalle e expandi-la para jogos que não precisem necessariamente ter uma temática violenta, assim como o Fall Guys, desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital.

E você, joga algum jogo de Battle Royale? Deixe nos comentários qual o seu game favorito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.