Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 melhores jogos da Electronic Arts (EA) para celular

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Julho de 2021 às 19h40

Link copiado!

Divulgação/Electronic Arts
Divulgação/Electronic Arts
Tudo sobre EA

Uma das lembranças mais antigas que tenho com jogos eletrônicos é o famoso jargão "It's in the game", narrado por Andrew Anthony, jornalista esportivo. Claro, a Electronic Arts não focou apenas em jogos esportivos, expandiu seus horizontes e trouxe diversas experiências para diferentes tipos de jogadores.

E como uma das gigantes do mercado, não parou no tempo e buscou formas de levar suas franquias para a palma de nossas mãos, ou introduzir novas, totalmente pensadas para o uso nos celulares. Competição, criatividade e diversão podem ser encontradas nesses títulos da hora amada, hora criticada empresa.

Plants vs Zombies 2

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 890 MB em ambas as plataformas (versão 9.0)

Como lidar com uma infestação de zumbis que ameaçam seu jardim? Talvez com plantas que os atacam enquanto impedimos o seu avanço? É essa ideia estranha que é a receita de sucesso da série produzida pela PopCap Games que nos leva a diferentes eras da humanidade em busca do taco do Dave.

O mapa do jogo é um retângulo de 9x5 onde o jogador precisa posicionar suas plantas e impedir que os zumbis ultrapassem a área, caso isso aconteça é necessário começar de novo. As plantas são divididas entre plantas de ataque como Disparervilha que atira em linha reta atingindo o primeiro alvo na frente, defensivas como Alfaiceberg que congela o inimigo quando pisa nela e suporte como o Girassol, um dos mais importantes do jogo já que libera a energia necessária para colocar mais plantas no gramado.

Do outro lado, os zumbis lentamente caminham em direção a casa no final do terreno e o trabalho artístico se destaca. Em cada mapa o cenário muda para se adaptar ao estilo da era e os zumbis seguem a mesma linha. No Egito é possível enfrentar Zumbis-camelo ou Zumbi Rá, cada um com um estilo e habilidades específicas para dificultar a sua vida.

Continua após a publicidade

Unindo criatividade com uma ideia estranha a EA tem em PvZ provavelmente seu nome mais forte e que mesmo contendo compra interna não cria a dependência de gastar para avançar.

The Sims Mobile 

  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 120 MB para Android e 150 para iOS (versão 4.1 para Android e 28.0 para iOS)
Continua após a publicidade

Quando foi anunciado o primeiro jogo da série The Sims parecia que seria um fracasso, quero dizer, SimCity era um fenômeno e nele você comandava uma cidade inteira. Como seria interessante controlar só uma casa? Bom, muito. O jogo foi um sucesso e entre seus altos e baixos se transformou em uma franquia enorme que dura até hoje.

Na sua versão para celular achei surpreendente a quantidade de detalhes e opções de customização para um jogo para celular. É possível alterar detalhes do rosto através de barras que diminuem ou aumento o tamanho do nariz, orelha ou boca. E não para por aí, os objetos da casa também contam com grande possibilidade de alterações e posicionamento, fazendo bonito na telinha.

Assim que você terminar de montar seu personagem e uma rápida introdução sobre as mecânicas, o jogador embarca na aventura e missões são introduzidas ajudando o jogador a adquirir novas mobílias para a casa ou os clássicos simoleons. Essas missões vão desde coisas simples, como relaxar no sofá, mas também eventos sazonais, como o Festival Sim, que contam com muito mais missões e facilitam ainda mais o avanço do jogador.

Continua após a publicidade

WarFriends 

  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 740 MB para Android e 1,5 GB para iOS (versão 4.4)

Encontrar um jogo de tiro que realmente valha a pena é uma tarefa difícil, como procurar agulha no palheiro. Na grande maioria das vezes é preciso buscar fora do realismo que grandes títulos apresentam, como no caso de My Friend Pedro um "shooter" que permite atirar enquanto realiza cambalhotas, pula de parede em parede, entre outras loucuras.

Warfriend é outro jogo que diverte com um estilo visual engraçado possibilitando a customização de seu soldado com tapa-olhos, charutos ou faixas ao estilo rambo. Conforme o jogador progride, alcançando ligas mais altas, é necessário melhorar suas armas e equipamentos antes de ir para o combate. Falando em combate, ele funciona em um mapa com coberturas estratégicas e tempo para eliminar o oponente.

Continua após a publicidade

Mesclando tiro em terceira pessoa com estratégia, é preciso orientar seu exército para avançar até o outro lado das trincheiras, enquanto você desvia de bombas vindo em sua direção e atire nos inimigos. Para te auxiliar, o jogo conta com classes de suporte, inimigos para causar dano e impedir que outros avancem e outros especializados em tirar o inimigo da cobertura. É importante pensar em quais tropas colocar em campo já que tudo tem um custo e tempo de recarga e você não vai querer se encontrar numa situação desvantajosa durante a partida.

Com o tempo é possível criar seu próprio arsenal de armas para se transformar numa efetiva máquina de combate e subir de patente no sistema de classificação em rede que trazem desafios maiores, mas recompensas melhores. Eu disse que é possível ter tanques no combate? Sim, é sim. Vai lá e se divirta como o líder mais estiloso da guerra.

Real Racing 3

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 3GB em ambas as plataformas (versão 9.5)

Acelerando por pistas reais dos maiores eventos automobilísticos do mundo, dentro de algumas das marcas mais famosas de carros, como Audi e Ferrari, é a entrega desse visualmente belo jogo da Firemonkey Studios. Com um excelente trabalho de iluminação possível com o motor gráfico Mint 3 e ótimo design de som, o jogador entra de corpo e alma na experiência que é melhor aproveitada com fones de ouvido.

Dividido entre modo multijogador e séries automobilísticas, o jogo agrada quem busca competição ou diversão. O modo online faz uso da tecnologia TSM, "Time Shifted Multiplayer", prometendo corridas mais justas por usar dados reais de jogadores que ficam armazenados no servidor, combinando com seus dados através de um algoritmo. Quanto mais corridas o jogador ganhar, mais difícil fica e o inverso também é real.

As séries permitem escolher um piloto real para competir em diferentes pistas, mas os objetivos variam de acordo com os estágios. Entre utilizar o vácuo do piloto à sua frente ou colar nele por alguns segundos as séries permitem que você treine suas habilidades para os desafios online que te aguardam. Também é necessário prestar atenção com batidas e verificar o estado do seu carro antes da próxima corrida.

Continua após a publicidade

Para um desafio maior, é recomendado desativar, ou ao menos diminuir, a assistência de pilotagem que vem como padrão no jogo. Praticando com a assistência desativada e a possibilidade de escolher entre as múltiplas câmeras para encontrar a que mais agrada durante a corrida, Real Racing é uma boa pedida para quem curte velocidade em um simulador real.

Command & Conquer Rivals 

  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 500 MB em ambas as plataformas (versão 1.8)
Continua após a publicidade

Command & Conquer é um clássico indiscutível que rendeu um dos antagonistas mais lembrados da indústria, Kane. O jogo foi um marco desde o início, mesmo sendo de um gênero com muita competição por parte de outras produções. Em sua versão para os celulares enfrentou críticas e muitos dizem que não é uma experiência a altura, mas pode divertir ao entregar um sistema de progressão, lento é verdade, que premia os pacientes.

Em um cenário constituído por pentágonos, o jogador deve montar sua estratégia através de recursos coletados pelo mapa e garantir as zonas para poder lançar um míssil na base inimiga. Conforme o jogador vence as partidas, baús são liberados contendo cartas necessárias para melhorar suas tropas e continuar vencendo as batalhas.

Durante as horas de partidas disputadas, constantes premiações são adquiridas o que facilita muito a progressão. Algumas partidas podem ser frustrantes pela possibilidade de jogadores comprarem armas mais fortes, mas é uma escolha sólida para quem busca uma experiência no universo da série e que caiba na sua mão.

Continua após a publicidade

Quais outros jogos da Electronic Arts vocês jogam? Conta para nós!

Fonte: PvZ, Real Racing 3, WarFriends, The Sims Mobile, Command & Conquer Rivals