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Brasil foi o 3º país do mundo que mais baixou jogo de celular no 2º trimestre

Por| 04 de Agosto de 2020 às 12h00

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Brasil foi o 3º país do mundo que mais baixou jogo de celular no 2º trimestre
Brasil foi o 3º país do mundo que mais baixou jogo de celular no 2º trimestre

Assim como tantos outros mercados, o segmento de jogos para celular também foi impactado pela pandemia da COVID-19. Mas, ao contrário de outras indústrias, os games mobile tiveram um aumento expressivo no segundo trimestre do ano, com um faturamento estimado em US$ 19,3 bilhões (cerca de R$ 102 bilhões), segundo levantamento da consultoria SensorTower.

O resultado é 27% superior ao mesmo período em 2019 e 10,3% maior do que no primeiro trimestre do ano. Maio foi o melhor mês para o setor nos primeiros seis meses de 2020, com um faturamento estimado em US$ 6,6 bilhões (R$ 35,2 bi), um aumento de 21,5% em relação ao mesmo mês em 2019.

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O aumento no faturamento só não foi maior do que o número de downloads, que cresceu 45,2% na comparação entre os segundos trimestres de 2019 e 2020. O período repetiu o bom resultado dos primeiros três meses do ano, que já tinham registrado um crescimento anual de 38%.

Segundo a SensorTower, foram registrados mais de 15 bilhões de downloads de games, considerando as lojas de apps para Android e iOS. Abril foi o mês campeão de jogos baixados, com 5,5 bilhões de instalações.

Brasil no top 3

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Os países campeões de downloads de acordo com o estudo foram a Índia, os Estados Unidos e o Brasil. Curiosamente, os três países — além da grande população — são os que lideram as estatísticas de novos casos da COVID-19 desde junho, segundo números da Universidade Johns Hopkins.

Enquanto a Índia registrou um aumento de quase 1 bilhão no número de jogos baixados, chegando a 2,7 bi no segundo trimestre, os Estados Unidos somaram mais de 1,4 bilhão de downloads no período.

Já o Brasil registrou um aumento de 9% nas instalações de games, saindo de 1,1 bilhão nos primeiros três meses de 2020 para 1,2 bi no segundo trimestre. O relatório da SensorTower destacou, porém, que as medidas de confinamento não foram tão amplas ou duradouras quanto em outros países.

PUBG e games multiplayer

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O campeão de faturamento no segundo trimestre foi o sucesso PUBG da chinesa Tencent. O game faturou o equivalente a R$ 3,3 bilhões no período. A consultoria destacou que os games que tiveram os aumentos mais expressivos no período foram os com elementos sociais, em especial o Roblox e o Fortnite.

O Roblox teve um aumento de 58,8% no faturamento na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2020, com 302,8 milhões de dólares (R$ 1,6 bi) apenas na versão para celular.

Curiosamente, o game Pokémon GO também teve resultados destacados no período, apesar das recomendações para não sair de casa. O jogo de realidade aumentada registrou um aumento de 32,7% na comparação entre os dois trimestres de 2020, faturando 254 milhões de dólares (R$ 1,3 bi). De acordo com a SensorTower, o resultado no acumulado do primeiro semestre do ano foi o melhor em toda a história do game da Niantic.

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Perspectivas positivas

A consultoria estima que o volume de downloads continuará sofrendo influência da pandemia, com uma revisão para cima na estimativa para os próximos anos. O gasto nos games porém deve se manter estável, segundo os analistas da empresa, em decorrência da retração das economias ao redor do planeta.

Vale destacar que os números da SensorTower consideram apenas as lojas de aplicativos da Apple e do Google, não incluindo números de app stores independentes, caso das oferecidas pelas fabricantes chinesas Huawei, OPPO, Vivo e Xiaomi em seu país de origem.

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Fonte: SensorTower